Projeto visa preparar tecnologicamente o Porto para atender às demandas futuras e consolidar sua posição como referência em inovação portuária na América Latina
No último dia 27 de janeiro, a Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Itaipu Parquetec formalizaram um convênio para a implantação de uma infraestrutura de rede privativa 5G no Porto de Santos. Com um prazo de execução de 36 meses, o projeto visa preparar tecnologicamente o Porto para atender às demandas futuras e consolidar sua posição como referência em inovação portuária na América Latina.
O Presidente da APS, Anderson Pomini, explica que a tecnologia 5G proporcionará maior largura de banda, menor latência e maior densidade de conexões, permitindo a transmissão de grandes volumes de dados em tempo real. “Isso possibilitará avanços como a automação de processos logísticos, sistemas avançados de monitoramento e segurança, além da integração de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e Indústria 4.0”, afirma Pomini.
O plano de trabalho prevê a implantação do 5G em todo o entorno do Porto de Santos, promovendo a digitalização e automação dos processos portuários. A iniciativa faz parte da estratégia de transformação digital da APS, com o objetivo de tornar o porto mais ágil, eficiente e seguro, adotando padrões tecnológicos comparáveis aos dos maiores portos do mundo.
POR ETAPAS
A implementação da infraestrutura será feita de forma faseada, começando por áreas estratégicas como o Ponto de Inspeção Naval, a sede da APS e o Parque Valongo. A APS prevê a realização de Provas de Conceito para validar aplicações inovadoras, como câmeras e drones subaquáticos, para inspeção de estruturas, drones de vigilância aérea, sistemas automatizados de controle de acesso e equipamentos de monitoramento para segurança perimetral.
A adoção da tecnologia 5G segue a tendência global de modernização portuária, acompanhando exemplos como os portos de Hamburgo (Alemanha), Roterdã (Países Baixos) e Barcelona (Espanha), que já utilizam redes privativas para otimizar suas operações.
Itaipu Parquetec
O Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais. Localizado estrategicamente em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, está instalado nas dependências da margem brasileira da Itaipu Binacional, em uma área de 75,54 hectares.
Deixe um comentário