O Janeiro Branco é uma campanha voltada para a conscientização sobre a saúde mental e emocional, com ênfase nas doenças causadas pelo estresse, como ansiedade, depressão e transtornos de pânico. Seu objetivo é promover práticas que incentivem o bem-estar psicológico.
Criada em 2014 pelo psicólogo e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a campanha tem como simbolismo o início do ano, um momento em que as pessoas costumam estabelecer metas e reflexões sobre novos começos. A cor branca, que representa uma folha em branco, simboliza a oportunidade de escrever ou reescrever a própria história de vida.
Em 2023, o Janeiro Branco foi reconhecido oficialmente como lei federal (Lei 14.556/23), tornando-se um marco importante no calendário brasileiro. A cada ano, a campanha traz um tema específico para discussão. Em 2024, o tema será “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.
Segundo os brasileiros, a palavra que mais representou o ano de 2024 foi “ansiedade”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que o Brasil está entre os países com maior prevalência de transtornos de ansiedade, com cerca de 10% da população afetada.
O quadro de saúde mental dos adolescentes é preocupante. Os índices de depressão entre os jovens têm aumentado, e pela vez na história, os registros de ansiedade entre crianças e adolescentes superaram primeiro os de adultos, conforme análise da Folha baseada nos dados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS.
A plataforma TikTok, por exemplo, anunciou planos de bloquear o uso de filtros de beleza que alteram a aparência para usuários com menos de 18 anos. Isso inclui filtros que afinam o rosto, alteram o formato da boca e do nariz, mudam o cor dos olhos e do cabelo, aplicam maquiagem e outros efeitos que modificam a aparência.
A decisão de reduzir os impactos negativos dos filtros na saúde mental de adolescentes e crianças, uma vez que esses efeitos podem contribuir para distúrbios de imagem.