Chegando ao final do segundo ano de mandato, a pesquisa PoderData mostra que a avaliação positiva de Lula despencou nesse período. Os dados mostram que aqueles que acham o governo bom/ótimo caiu de 43% para 27% enquanto os que acham ruim/péssimo se manteve na margem de erro, era 35% no inicio do mandato e agora são 33%. A pesquisa ainda mostra que Lula é desaprovado por 48% dos eleitores enquanto 45% aprovam.
No programa Debate na Redação, o advogado Elias Jacob acredita que o presidente Lula tenha envelhecido muito no poder. “Ele está com um discurso muito confuso, e esta com um problema sério que não pode ser deixado de lado, o congresso nacional. Há um grupo que realmente está trabalhando para derrubá-lo, não havendo a menor preocupação com o interesse público”.
Para Elias, isso é reflexo da grande polarização. “Não podemos esquecer que a grande maioria do Congresso Nacional hoje, é formado por pessoas que foram eleitas na sombra de um político de extrema direita. Sempre faço essa ressalva, pois me filiei a direita em toda a minha vida e fico agora meio ofendido quando dizem que este pessoal que está por ai é de direita”.
De acordo com Elias, montaram uma armadilha para ele, onde colocaram um monte de gente desqualificada, totalmente distante dos problemas reais da nação, que está obrigando o Lula a fazer uma política de conciliação, que está sendo má feita. “Ele perdeu o grande instrumento que ele havia na mão que era a distribuição de dinheiro informalmente”. Ele acha difícil que Lula reverta essa situação, embora liderança e capacidade política ele tem de sobra.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=91RY0BElmfQ