Debate na Redação

Eduardo Bolsonaro critica Alexandre de Moraes

15/08/2024
Jornal da Orla

O deputado Eduardo Bolsonaro fez um discurso inflamado na Câmara dos Deputados criticando o ministro Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar não poupou palavras e questionou o que chamou de falta de ação da Câmara diante das decisões do ministro Moraes e da Suprema Corte, afirmando que o STF invalida os votos populares.

Em seu discurso, Eduardo Bolsonaro também fez ofensas ao delegado da Polícia Federal, Fábio Schor, chamando-o de “serviçal” de Alexandre de Moraes. Fábio Schor é o responsável pelas investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

Durante o programa “Debate na Redação”,  o jornalista e advogado Eraldo Santos, apontou que, conforme a Constituição Federal, o Senado é a instância responsável por julgar pedidos de impeachment tanto do Executivo quanto do Judiciário. Para a instauração de uma comissão julgadora, é necessária a maioria simples dos senadores, enquanto para a aprovação do impeachment é exigido um quórum qualificado de dois terços. As acusações precisam ser enquadradas como crimes de responsabilidade, e, segundo o advogado, nenhum dos pedidos recentes contra o ministro Moraes atende a essa definição. Dessa forma, a pressão exercida parece ser apenas de natureza política.

 

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla, o Orla Play, no link: