A campanha do “Agosto Dourado” é garantida por lei no Brasil e visa intensificar as ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
A médica Mônica Thaysa Rocha Cavalcante, do Hapvida Saúde, reforça que a amamentação traz diversos benefícios para os recém-nascidos e para as mamães, principalmente a primeira depois do nascimento da criança, que é o colostro.
“O aleitamento adequado pode reduzir em 22% a mortalidade neonatal. Além disso, diminui os riscos de hemorragia, contrações uterinas e probabilidade de câncer de mama, ovário e endométrio da mamãe. Os cuidados com a amamentação se iniciam já no pré-natal e é por isso que é muito importante o acompanhamento médico desde o começo da gestação”, afirma a obstetra.
Apoio dos pais
A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 e 7 de agosto. O tema deste ano é: “Fazendo a Diferença para Mães e Pais que Trabalham”. Entre os objetivos está o de informar sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade.
No Brasil, a semana é coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria que está lançando um e-book sobre o tema para esclarecer os direitos da mulher trabalhadora que amamenta. Faça o download do material clicando aqui.
Ações em Santos
Neste sábado (5), a partir das 15h, a 12ª edição da Hora do Mamaço acontece no Clube Internacional de Regatas (Av. Almirante Saldanha da Gama, 5 – Ponta da Praia). Além do mamaço coletivo, haverá minicurso, rodas de conversa e dança, espaço instagramável para tirar foto, sorteios e a foto oficial do evento com as mães amamentando.
Já no dia 12, a partir das 13h, será a vez do Dia do Mamaço promovido pela Prefeitura no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº). No local será realizado o Chá de Bebê Solidário, com distribuição de donativos às mamães.
Todas as policlínicas de Santos são pontos de coleta de doações para o Chá de Bebê Solidário. São aceitos roupas e brinquedos (novos ou usados), artigos de higiene e fraldas. Os itens podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, até 10 de agosto.