Com o intuito de ampliar a inclusão social, a Prefeitura de Guarujá lançará um projeto inédito em toda a rede municipal de ensino. É o “Libras Mais’, uma iniciativa que, inicialmente, alcançará os professores. Posteriormente, os demais colaboradores, alunos e familiares. A primeira etapa da formação presencial está prevista para os dias 16 e 17 de agosto.
Para desenvolver a proposta, a Prefeitura adquiriu um material de apoio personalizado. De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Valéria Korik Franco, a primeira instrução aos professores será sobre como usar os jogos em libras que serão inseridos em sala de aula.
Após o treinamento presencial, a Secretaria de Educação disponibilizará um curso de Ensino a Distância de linguagem de sinais, que abrangerá além dos professores. Os demais colaboradores, assim como os estudantes e seus familiares também terão acesso ao recurso. A capacitação será divida em dois módulos de 30 horas e, ao final, os participantes receberão certificado.
Os mais de 34 mil alunos da rede municipal farão parte da iniciativa. A missão é proporcionar uma melhor comunicação de toda a comunidade com os deficientes auditivos e surdos.
Libras é a segunda língua
A Linguagem Brasileira de Sinais é uma língua utilizada pela comunidade surda no Brasil. Reconhecida oficialmente como meio de comunicação e expressão por lei em 2002, a Libras é uma forma de comunicação visual-espacial que permite aos surdos se comunicarem entre si e com outras pessoas.