Cinco lutadores de wrestling (Luta Olímpica) da Fundação Pró-Esportes de Santos disputam, a partir desta quinta-feira (6/7), o Campeonato Pan-Americano Sub-20 da modalidade. As disputas vão até domingo (9), em Santiago, no Chile, e valem vaga para o Mundial da categoria.
Maria Eduarda (-50kg), Thaina Ribeiro (-57kg), Mayara Ramos ( -62kg), Max Magalhães (-86kg e -87kg) e Wesley Barros (-125kg e -130kg) serão os representantes de Santos na competição continental após seletiva que definiu os melhores do Brasil em cada categoria.
O técnico responsável da Fupes, Flávio Romano, que também treina os atletas no Sesi-SP, está no Chile com a responsabilidade de orientar a maior delegação de um único clube brasileiro neste Pan-Americano de wrestling.
Flávio Romano diz que a expectativa é que os atletas consigam desempenhar bem o trabalho forte que vem sendo feito neste ano. “O nosso propósito é classificar atletas para o Campeonato Mundial e somente os finalistas do Pan garantem a vaga”, diz.
A classificação para o Mundial faz parte do projeto desenvolvido para os atletas. “Temos conseguido títulos nacionais e agora estamos batendo na porta das competições internacionais, já pensando nos próximos ciclos olímpicos. Alguns já disputarão a seletiva olímpica no final do ano”, conta o técnico, ressaltando a importância da participação no Mundial e confiante no rendimento dos lutadores.