Famílias com maior poder aquisitivo estão deixando de helicóptero as áreas afetadas pelas chuvas em São Sebastião. O preço por pessoa é de R$ 8 mil, para o transporte de um heliponto improvisado em Camburi até Caraguatatuba.
Normalmente, uma viagem do Litoral Norte até a capital paulista custa de R$ 11,5 mil (uma viagem de aproximadamente 100 quilômetros).
Os helicópteros da Polícia Militar de São Paulo e das Forças Armadas só estão sendo utilizados para resgatar pessoas em áreas completamente isoladas. São sete helicópteros do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) do Estado de São Paulo e seis helicópteros do Exército Brasileiro.
As equipes de resgate salvaram uma mulher em trabalho de parto, em Maresias, e a transportaram no helicóptero Águia da Polícia Militar, em São Sebastião. Mãe e bebê passam bem.
Também no helicóptero Águia da PM foi resgatada uma criança, de 2 anos, também foi resgatada com vida após ter ficado horas sob os escombros no bairro Vila Sahy. Os resgatistas seguem em trabalho.
Uma das famílias resgatadas foi a da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que estava isolada. O registro foi feito pelo jornalista Sam Pancher, do portal Metrópolis.
Veja o momento em que a Ministra da Gestão e Inovação é resgatada por militares em São Sebastião.
Esther Dweck desembarcou de helicóptero do Exército que transportou várias outras pessoas que também estavam isoladas.
Imagens foram registradas por @SamPancher. pic.twitter.com/BNQNDzP8Qm
— Metrópoles (@Metropoles) February 20, 2023
Segundo a Defesa Civil, ao menos 36 pessoas morreram e são mais de mais de 970 desalojados e 747 desabrigados, por causa das enchentes. Além das mortes, ao menos 40 pessoas continuam desaparecidas, sendo 36 na Barra do Sahy e outras quatro em Juquehy.