As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começam a abrir suas portas nesta semana para o início do ano letivo, entre hoje (1º de fevereiro) e sexta-feira (3). Ao todo, as unidades atendem mais de 226 mil alunos matriculados nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. O aluno deve consultar a Etec onde está matriculado (por telefone, e-mail ou presencialmente) para conferir a data de início das atividades, assim como a programação de boas-vindas e recepção de novos estudantes.
As 76 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) retomam as aulas a partir do dia 8. O número de matriculados nos cursos superiores de tecnologia ultrapassa 96 mil estudantes.
Atividades programadas
As unidades do CPS prepararam programações especiais para a recepção dos alunos, além de promoverem campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, doação de sangue, entre outros, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e ajudar instituições beneficentes e hospitais dos municípios onde estão localizadas.
Nesta quarta-feira (1º), a Etec de Cubatão promove o Momento Conhecer, com acolhimento dos estudantes ingressantes. Por meio de dinâmicas, eles vão conhecer os espaços da unidade, além de serem apresentados aos colegas veteranos. Na quinta (2) será realizado o Momento Planejar, uma reunião de pais e alunos para estabelecer o contrato de convivência e fortalecer os valores da escola. Na sexta (3), ocorre o Momento Diagnóstico, um encontro com a coordenação de curso e professores.
Entre os dias 8 e 10, a Fatec Sumaré promove a 1ª edição do Integra Fatec. O evento tem o objetivo de receber a comunidade acadêmica e apresentar as atividades programadas para o calendário deste semestre. Dentre as ações planejadas estão a recepção dos calouros, acolhimento por parte da direção e das coordenações, espaço para integração das turmas com atrações gastronômicas e musicais, dentre outras atividades. Durante a programação, os alunos serão convidados a participar da campanha solidária de arrecadação de alimentos em prol do Caminho da Luz (Caluz), instituição filantrópica que atende idosos em situação de abandono, negligência familiar e maus tratos. “Nosso objetivo é alinhar as expectativas para o semestre letivo, apresentado aos ingressantes a estrutura do campus, a rotina universitária e o planejamento”, comenta a diretora da unidade, Ivanete Bellucci.
Confira aqui atividades e ações solidárias planejadas por algumas Etecs e Fatecs. As unidades aparecem por ordem alfabética de município.