O Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (Ambesp), localizado na Av. Manuel Tourinho, 395, recebe na terça-feira (16), das 9h às 13h, um evento que abordará sobre a esclerose múltipla, visando esclarecer as principais questões sobre a doença.
A ação, organizada pelo Ambesp com apoio da Alsapem, integra a programação do Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a esclerose múltipla. O evento é aberto ao público, sem necessidade de fazer inscrição.
A agenda do dia começa com a palestra da neurologista Dra. Mariana Cardoso, discutindo sobre a doença e seus principais sintomas. Às 10h, a Dra. Ana Cláudia e a equipe da Fundação Lusíada falam sobre a atuação da fonoaudiologia no tratamento da esclerose múltipla. Às 10h40, será exibido o documentário ‘Diário de Lidwina’, que mostra os paralelos entre o primeiro registro histórico da doença, encontrado no diário da holandesa Lidwina Van Schiedam no século XIV, com pacientes nos dias de hoje.
Fechando a programação, às 12h, pacientes com esclerose múltipla participam de uma roda de conversa com depoimentos retratando a doença e a trajetória até o diagnóstico.
ESCLEROSE MÚLTIPLA
A doença costuma afetar pessoas entre 20 e 40 anos de idade, especialmente mulheres. Os principais fatores de risco estão relacionados ao ambiente, como baixa exposição ao sol (que diminui os níveis de vitamina D), infecções virais e exposição a solventes orgânicos, além de outros fatores como o tabagismo e obesidade.
Os principais sintomas da Esclerose Múltipla são:
Embaçamento visual
Formigamento em partes do corpo
Dificuldade para falar
Falta de coordenação motora
Dificuldade de equilíbrio
Fraqueza
Fadiga
Tontura
Perda de controle de urina e fezes