Saúde

Mamalgesia: técnicas para o bebê não sofrer

12/08/2022
Mamalgesia: técnicas para o bebê não sofrer | Jornal da Orla

A enfermeira Andressa Martinez explica que existem técnicas para facilitar a amamentação no momento em que a criança é submetida a um procedimento invasivo, como tomar uma vacina, teste do pezinho ou coleta de exames laboratoriais.

“Quando está fazendo a sucção do peito, o bebê libera endorfina, que é o hormônio relacionado ao prazer. Assim, ele sente menos dor e o procedimento pode ser feito com mais facilidade. Estudos comprovam que o choro do bebê diminui”, completa.

Benefícios da amamentação para a mulher
A amamentação proporciona benefícios fisiológicos e emocionais à mulher, como a prevenção de câncer de mama e no útero. “A gente observa que as mulheres aprendem a ser mães e a maternidade muda a vida delas. Já vimos muitas abandonarem as drogas, famílias se reconstituírem emocionalmente através dessa mulher que se empoderou”, relata a pediatra.

Banco de Leite
Para ajudar mulheres com dificuldade de amamentar, foi criado o Banco de Leite, que funciona no Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17h. A unidade pode ser procurada por mães que querem fazer doações ou mulheres que precisam de leite para os filhos. O telefone é 3202-1323.

Disque-Amamentação
Criado no auge da pandemia, o serviço oferece orientações e tira dúvidas de gestantes, mães ou mesmo familiares. Ele está disponível segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no número (13) 99633-9667.,