Dois novos roteiros turísticos com foco nos morros foram apresentados a representantes de agências turísticas da região, neste domingo (5), no evento de avaliação do Turismo de Base Comunitária de Santos. A ideia é que eles sejam analisados e depois agregados aos roteiros oferecidos a turistas que vêm ao Município.
“O objetivo é que o pessoal das agências conheça as possibilidades dos morros, dos trabalhos de base comunitária que existem nesses locais e que podem interessar o turista”, informa a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.
A primeira opção engloba o Monte Serrat, com subida pelo bonde funicular e descida pelas escadarias. Nesse percurso, os moradores irão explicar as histórias do local. “A gente entra na comunidade, conhece um pouco da cultura do reisado, da capoeira. Vemos as plantas que existem. Fazemos uma imersão na vida da comunidade”, explica a chefe da seção de serviços turísticos, Ana Carolina Tani Kader.
O segundo seria um passeio que começa na Vila Progresso, com parada na Vila Criativa. “Uma das nossas metas é transformá-la em um equipamento turístico e mostrar como a Cidade usa a criatividade para fomentar o desenvolvimento social e o turismo”, acrescenta Selley Storino.
O pacote inclui ainda o Mirante da Praça do Céu, que tem uma vista privilegiada de Santos. Um cenário mais que conhecido do fotógrafo e músico Giovane dos Santos Cunha. Ele nasceu no bairro e se tornou um dos guias do local. Agora torce para que o projeto se concretize.
“É uma oportunidade muito grande para abrir portas, porque infelizmente ainda há um preconceito em relação à comunidade, e é uma chance de quebrar isso e trazer mais melhorias para cá”.
Depois, o roteiro contemplaria visita à Lagoa da Saudade, no Nova Cintra, onde também é possível conhecer a feira de artesanato e as comidas típicas. Tudo sendo apresentado pelos moradores. O roteiro termina com feijoada e muito samba na Escola de Samba Unidos dos Morros.