
A sua empresa precisa de mais alcance? Se sim, você já pensou na possibilidade de utilizar as técnicas do marketing esportivo? No decorrer desse artigo, falaremos sobre o porquê investir em marketing esportivo. Afinal de contas, essa área pode ser fundamental para elevar o patamar da sua empresa. Confira.
O que é marketing esportivo?
Antes de compreender o porquê investir em marketing esportivo, você deve entender o que é esse conceito. Ainda que seja um “braço” do marketing tradicional, essa ramificação possui algumas características bem singulares. Muitos pensam que esse marketing se resume a apenas os investimentos realizados nesse ramo.
Não é um conceito completamente errado, mas um pouco incompleto. O marketing esportivo é muito mais amplo que isso. Esse ramo também é responsável por determinar uma harmonia entre produção e consumo. Trazer os valores do esporte para um determinado produto ou serviço.
O marketing esportivo é sim, aquelas ações realizadas dentro de um estádio de futebol, por exemplo. Mas limitar as suas estratégias a isso é pura bobagem. Diante disso, não podemos deixar de salientar que empresas de qualquer ramo podem se aproveitar de uma ação do marketing esportivo. Exemplos bem claros disso são:
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McDonald’s;
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Chevrolet;
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Coca-Cola;
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Brahma;
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Volkswagen etc.
Novamente falando: uma boa estratégia de marketing esportivo não se limita a empresas que atuam no esporte. É óbvio que elas são as que mais se beneficiam, no entanto, não são as únicas. E esse é um pilar fundamental para você entender o porquê investir em marketing esportivo.
Vale a pena investir em marketing esportivo?
Quando se fala de investimento, é necessário compreender se ele será vantajoso. Portanto, é de extrema importância saber se o ramo do marketing esportivo vale a pena. Há inúmeros motivos que comprovam o fato desse ramo ser vantajoso, mas o maior deles é em relação ao retorno e quanto esse ramo tem girado capital.
Segundo alguns estudos, o marketing esportivo é responsável por movimentar 1% do PIB mundial. Até 2014, por exemplo, acordos de transmissão, patrocínio e ações voltadas ao esporte chegaram a US$80 bilhões. E esse simples dado já dá uma dimensão de que vale a pena investir nesse ramo.
Ademais, a cada dia que passa novas formas de lucrar com o marketing esportivo tem surgido. Um exemplo bem claro disso são as casas de apostas online, como 22Bet. É uma abordagem bastante diferente, mas que vem surtindo cada vez mais resultado.
Fora isso, como o marketing esportivo é relativamente novo no mercado, ainda há várias coisas para se descobrir sobre o assunto. Portanto, a prospecção de crescimento e RÓI é muito maior do que se pode imaginar.
Por que investir em Marketing Esportivo?
Você já compreendeu algumas questões a respeito desse assunto. No entanto, existem alguns outros motivos capazes de lhe convencer o porquê investir em marketing esportivo. Afinal de contas, trata-se de uma área bastante promissora em vários pontos. Nos tópicos seguintes, falaremos mais a respeito desse assunto.
Divulgação da marca
O âmbito esportivo é difundido mundialmente, não apenas no Brasil. Sendo assim, investir em marketing esportivo é uma excelente maneira de fazer a sua marca crescer e se tornar mais relevante. Que tal investir em ação publicitária de “banner” ou através do sistema de som?
Essa categoria de técnica, apesar de simples, traz bastante benefício. Isso porque o público subentende que a sua marca/empresa possui os valores característicos do futebol. Sendo assim, é uma boa estratégia para adquirir um público novo e mais fiel.
Fidelização de clientes
Quando você investe em marketing esportivo, o público entende que a sua empresa possui alguma ligação com as características do futebol. Dessa forma, torna-se mais simples a fidelização de muitos deles. Afinal de contas, você estará agindo diretamente no ponto emocional. Um ótimo gatilho para atrair e conquistar a fidelidade de clientes.
Sabe aquelas pessoas que ganharam na loteria e perderam tudo? Dificilmente essas pessoas voltarão a apostar. E um dos motivos para isso é pelo fato de não trabalharem bem a fidelização. E, umas das grandes vantagens do marketing esportivo é justamente esse. Então, conquista-se uma margem interessante de clientes recorrentes.
Aliar sucesso do esporte com o da marca
Esse é outro gatilho que o marketing esportivo trabalha. Sabe quando o seu time ganha uma partida importante? Quando isso acontece, a tendência é que esse fato fique marcado na nossa mente. E já pensou se a sua empresa/marca está sendo divulgada exatamente nessas ocasiões?
Sendo assim, o sucesso de um determinado time ou clube será associado com a sua marca. E certamente esse é um ótimo motivo para que as pessoas consumam os seus produtos e serviços. É uma coisa bem (sutil), mas que certamente gera muitos resultados. Ademais, isso cria uma valorização do negócio no mercado.
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