Esportes

Santos renova apoio a 430 atletas em cerimônia na Zona Noroeste

26/08/2021
Santos renova apoio a 430 atletas em cerimônia na Zona Noroeste | Jornal da Orla

A cidade de Santos renovou os termos de compromisso de 430 esportistas do programa “Adote um Atleta”, da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). A cerimônia aconteceu no Centro Esportivo Manuel Nascimento Júnior e fez parte do início das comemorações do aniversário de 45 anos da Zona Noroeste. Participaram do evento cerca de 40 atletas, representando seis das 59 modalidades apoiadas pela entidade.

 

As renovações ocorrem a cada semestre e garantem a estabilidade dos atletas com o suporte oferecido pela Fupes. Durante a pandemia, Santos foi uma das poucas cidades que manteve o auxílio esportivo. "É um momento sensível e esse apoio financeiro é imprescindível para eles porque possibilita transporte, alimentação, entre várias outras coisas", explica o diretor-presidente da entidade, Christian Martins Pereira.

 

Além dos mais de 400 atletas beneficiados pelo programa, o órgão também atende outros 300 esportistas, que usufruem de espaços de treinamento e têm à sua disposição equipe multidisciplinar, da qual fazem parte fisioterapeutas, nutricionistas, preparadores físicos, entre outros.

 

“ME AJUDA A CHEGAR MAIS PERTO DOS MEUS OBJETIVOS”
"É muito gratificante ser atleta da Fupes. Eles têm me ajudado demais a chegar cada vez mais perto dos meus objetivos", disse o morador da Caneleira, Giovanni Aubin. O atleta treina taekwondo há 12 dos seus 18 anos, representando a Fupes há, pelo menos, dois. Participando de campeonatos desde a esfera regional à internacional, Giovanni sonha ainda mais alto. “Minha meta agora é integrar a seleção brasileira na categoria adulto, alcançar um mundial, uma olimpíada”.

 

Outra atleta de ouro que participou da cerimônia foi a mesatenista Lígia Silva, que se aposentou em 2016. Hoje ela treina atletas do tênis de mesa da Fupes, entidade que representa há mais de 20 anos. “A Fupes me deu muitas oportunidades. Eu só tenho a agradecer a prefeitura que sempre me deu esse apoio, que andou comigo. Porque são caminhos: um eu cumpri como atleta e agora que andem comigo como treinadora”.

 

O prefeito Rogério Santos participou da cerimônia. “Estar aqui na Zona Noroeste para mim é muito simbólico, porque há muito tempo tenho orgulho de dizer que as seleções olímpicas treinaram aqui no nosso ginásio. Somos todos um time só. E eu só queria dizer a vocês 'muito obrigado', obrigado por representarem nossa Cidade”, finalizou.

 

ATLETAS DA ZONA NOROESTE
Além de Giovanni e Lígia, mais nove atletas representaram a Zona Noroeste na cerimônia. Da equipe de basquete feminino estavam Ester Santos da Silva Galotti, Sandra Yara Martinez de Araújo Ramos, Sophia dos Santos Santana, Darlene Silva Matos e Thaynara dos Santos Silva; do masculino foram Leandro Abreu e Lucas Tavares. Já o Taekwondo foi representado pelo técnico Wilson Candido dos Santos Junior e o tênis de mesa por Richard Pinheiro.

 

FUPES
A Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) foi criada em 13 de agosto de 1996, por meio da Lei Complementar nº 229. É o órgão responsável pelo gerenciamento do esporte de alto rendimento em Santos.

 

Por meio de estrutura organizacional, desenvolve a política municipal voltada exclusivamente para esportes de competição e, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e demais órgãos públicos municipais, promove a integração de todas as modalidades esportivas que representam Santos nos Jogos Abertos, Regionais e da Juventude, entre outras competições em níveis nacional e internacional.