Para começo de conversa, precisamos entender como funciona corte plasma, o que de fato essas peças são e qual a relevância de tais para o processo.
Os consumíveis para corte plasma são elementos de extrema importância para o procedimento desse tipo de corte. Podemos dizer que esses consumíveis de plasma são a parte mais importante da máquina de corte a plasma, porque compõem o sistema com características e funções que definem a qualidade do corte.
Como são os consumíveis?
São ferramentas formadas por meio de outras peças isoladas, sendo elas o eletrodo de solda plasma, difusor de gás, bico de corte e o bocal plasma.
– Eletrodo: é responsável pelo contato elétrico da tocha à obra e tem um inserto metálico em sua ponta, de háfnio ou tungstênio.
– Difusor de gás: é um isolante elétrico que tem furos calibrados para a obtenção do fluxo correto do gás plasma, cumprindo com a função de criar um fluxo em redemoinho – o qual direciona e controla o arco plasma para obter melhor qualidade de corte.
– Bico de corte: é útil para o arco plasma e é a peça que direciona o jato no rumo correto durante o corte.
– Bocal plasma: tem a função de proteger os consumíveis da escória resultante do corte. Também tem a função de manter os demais consumíveis corretamente fixados e alinhados à tocha.
Cuidado e otimização de consumíveis
Características como a condição e a vida útil dos consumíveis interfere diretamente no cortador de plasma, já que quando os estão desgastados a qualidade do corte muda em termos de angularidade da borda, tamanho da peça e formação de escória.
Felizmente com o desenvolvimento da tecnologia, a vida útil dos consumíveis é muito superior atualmente. Mesmo assim, ainda é importante que o operador se atente em prestar cuidados para manter as condições dos consumíveis sempre alta.
Esses cuidados são realizados através de manutenções preventivas e garantem menor custo por corte e melhor qualidade!
Otimize a vida útil dos consumíveis
A falha dos consumíveis pode prejudicar a produção, porque causa a interrupção do trabalho. Também pode ser necessário trocar as peças, o que contribui para o aumento das despesas.
Para evitar situações como essa e aprender como otimizar a vida útil dos consumíveis saiba que, mesmo com as peças mais avançadas tecnologicamente, o operador deve se preocupar em ter alguns cuidados para prolongar esse prazo de durabilidade.
É preciso selecionar os consumíveis corretos para cada tipo de corte a ser feito – considerando se é um corte manual ou automatizado, se a corrente do bico de corte é proporcional à espessura a ser cortada etc.
A montagem dos consumíveis da tocha para corte plasma também deve ser feita de acordo com o manual de instruções do fabricante.
*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante
Deixe um comentário