Estar com o licenciamento 2018 do seu veículo em dia é essencial para evitar problemas com a lei. Motoristas de carros, motos, caminhões e automotivos em geral devem cumprir com uma série de obrigações para circular pelas ruas e estradas de acordo com as normas da legislação de trânsito.
Além de pagar o IPVA e do Dpvat, é necessário quitar o licenciamento do veículo. O pagamento de impostos ocorre anualmente, nos primeiros meses do ano, e é fundamental ficar atento aos prazos de pagamento do calendário para evitar dores de cabeça como atrasos e multas.
Se você ainda não regularizou o licenciamento 2018, saiba quais são as consequências da inadimplência e como regularizar a situação do seu veículo.
O que é licenciamento de veículos?
O licenciamento é um imposto obrigatório que deve ser pago anualmente, e é o documento que permite a circulação de um veículo. Diferente do IPVA, este documento não tem isenção. Para solicitar o serviço é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e quitar débitos de IPVA, seguro obrigatório e eventuais pendências.
Todo ano é preciso renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Após o pagamento do licenciamento, o CRLV é atualizado, e o veículo fica licenciado para trafegar em ruas, avenidas e rodovias.
Durante uma blitz, a documentação será solicitada, e estar com tudo em dia é essencial para o motorista circular com tranquilidade e dentro das leis do Código de Trânsito Brasileiro. O imposto recolhido é utilizado para melhorar a infraestrutura das rodovias do país.
Licenciamento 2018: como fazer?
O licenciamento 2018 varia de estado para estado, e o valor da taxa é estabelecido pela Secretaria da Fazenda do local em que o veículo está registrado. Para saber o valor exato, basta acessar o site do Detran do seu estado e selecionar a opção “Licenciamento Anual”. A taxa do licenciamento pode ser paga pela internet, nos caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados.
O processo pode ser realizado pelo próprio solicitante, que deve se programar para pagar as taxas e não perder o prazo. Quem não tem tempo para resolver o assunto ou possui pendências na documentação do veículo deve procurar os serviços de um despachante para agilizar o processo.
O que acontece se eu não realizar o licenciamento 2018?
Trafegar com veículo sem licenciamento é considerado infração gravíssima, acarretando uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Além disso, a irregularidade permite que o veículo seja removido do pátio, ocasionando pagamento de taxas extra para a retirada.
Caso o licenciamento não seja realizado até o último dia útil do mês do número final da placa do veículo, é preciso pagar multa e juros para regularizar a situação.
Licenciamento 2018: confira o calendário
As datas do licenciamento 2018 variam de estado para estado, e é preciso consultar os links do Detran de cada um para saber exatamente quais são elas:
Acre – http://www.detran.ac.gov.br/
Alagoas – http://www.detran.al.gov.br/
Amapá – http://www.detran.ap.gov.br/
Amazonas – http://www.detran.al.gov.br/
Bahia – http://www.detran.ba.gov.br/
Ceará – http://www.detran.ce.gov.br/
Distrito Federal – http://www.detran.df.gov.br/
Espírito Santo – http://www.detran.es.gov.br/
Goiás – http://www.detran.go.gov.br/
Maranhão – http://www.detran.ma.gov.br/
Mato Grosso – http://www.detran.mt.gov.br/
Mato Grosso do Sul – http://www.detran.ms.gov.br/
Minas Gerais – http://www.detran.mg.gov.br/
Pará – http://www.detran.pa.gov.br/
Paraíba – http://www.detran.pb.gov.br/
Paraná – http://www.detran.pr.gov.br/
Pernambuco – http://www.detran.pe.gov.br/
Piauí – http://www.detran.pi.gov.br/
Rio de Janeiro – http://www.detran.rj.gov.br/
Rio Grande do Norte – http://www.detran.rn.gov.br/
Rio Grande do Sul – http://www.detran.rs.gov.br/
Rondônia – http://www.detran.ro.gov.br/
Roraima – http://www.detran.rr.gov.br/
Santa Catarina – http://www.detran.sc.gov.br/
São Paulo – http://www.detran.sp.gov.br/
Sergipe – http://www.detran.se.gov.br/
Tocantins – http://www.detran.to.gov.br/
Fique atento aos prazos, organize-se e não deixe de regularizar sua situação: assim, você poderá trafegar tranquilamente pelas ruas e estará em dia com suas obrigações de contribuinte!
*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante
Deixe um comentário