Geral

Movimento reúne voluntários para limpeza de praias

11/09/2018Da Redação
Movimento reúne voluntários para limpeza de praias | Jornal da Orla

As praias de Santos e região receberão no próximo sábado (15) um mutirão de limpeza, promovido pela Clean Up Day. Um movimento que começou na Estônia e se espalhou pelo mundo e hoje reúne organizações de todos os setores sociais no Brasil e em diversos países para mobilizar a sociedade sobre o descarte irregular de lixo.

 

A ação – voluntária e anual – propõe o recolhimento, identificação e quantificação de lixo depositado nos rios, mangues, bosques, parques, no mar e nas praias, entre outras atividades como forma de despertar e alertar as pessoas sobre o descarte irregular de resíduos nesses locais.

 

Em 15 de setembro, todos os países voluntários e parceiros vão promover ações de limpeza para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa "onda verde" de limpeza que começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo. A ação é aberta a todos que quiserem participar de uma verdadeira aula de educação ambiental na prática.
 

 

Programação em Santos
 

No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a concentração dos voluntários será a partir das 08 na Praça das Bandeiras, Gonzaga, ponto de encontro da atividade. Às 9h eles percorrerão a areia da praia e o calçadão até o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, retirando o lixo e microlixo e orientando os banhistas. Praticantes de esportes náuticos (canoagem, SUP e outras embarcações) reforçarão as atividades de limpeza no mar.

 

Ao final da manhã, todo o material recolhido será pesado no Aquário de Santos, onde terá tendas de exposição das Instituições participantes do evento. Além de sensibilizar munícipes e turistas, o objetivo da organização local é fazer um diagnóstico do que foi recolhido e identificar os principais materiais encontrados. O balanço servirá como dado estatístico para a organização mundial do evento que estipula novas ações para a preservação ambiental em todo o mundo.