Meio Ambiente

Banco de Mudas oferece mais de 100 espécies nativas e orientação aos munícipes

08/03/2017
Banco de Mudas oferece mais de 100 espécies nativas e orientação aos munícipes | Jornal da Orla
O Banco de Mudas, que fica instalado no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, é o responsável por desenvolver atividades de preservação ao meio ambiente e reflorestamento da Mata Atlântica na Cidade. No local são oferecidas gratuitamente mudas e orientação para os interessados.

A unidade conta com mais de 100 espécies de mudas nativas, que chegaram ao viveiro por meio de doações relativas à compensação ambiental. Isso é feito de acordo com o Diâmetro à Altura do Peito (DAP) e também se a espécie da árvore é nativa ou exótica. Por exemplo, uma árvore nativa com o DAP de 5 a 15 centímetros deverá ser compensada com a doação de 15 mudas nativas.

De acordo com o coordenador, Nicco Lopes Faria, o munícipe interessado em levar uma muda deve preencher uma ficha. “Deve conter o nome completo, endereço, quantidade de mudas levadas, espécies e onde serão plantadas. Além disso, nós orientamos sobre o tipo de árvore que não irá causar prejuízo à natureza e ao munícipe”, acrescentou.

Além da doação a munícipes, as mudas do Viveiro Municipal destinam-se a projetos de arborização, reflorestamento de áreas degradadas e educação ambiental. O Banco de Mudas fica na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Ivoty. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.