No pacote de avanços, a UME Especial Profª Maria Carmelita Proost Villaça (Ponta da Praia) é a mais nova unidade de tempo integral, passando de seis para sete o número de escolas com atendimento de 10 horas diárias. E a Irmão José Genésio (José Menino) será a quarta UME denominada Híbrida, com núcleos do projeto Jornada Ampliada/ Programa Escola Total dentro da própria escola. Os núcleos do Jornada Ampliada também iniciam o ano com ganhos: o aprendizado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Rádio Jovem.
As novas ofertas favorecem 5.350 alunos do ensino fundamental, com atividades e oficinas no turno diverso ao regular em três eixos – Arte, Esporte e Movimento e Orientação Pedagógica. “Continuaremos ampliando o número de crianças no ensino integral, trazendo o protagonismo juvenil e a percepção palpável do que é a lei brasileira de inclusão”, afirma o titular da Pasta, Carlos Mota.
Novo Mais Educação
O programa que conta com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação amplia para até 15 horas semanais a jornada do aluno que precisar de reforço em língua portuguesa e matemática. “Mapeamos o número de estudantes que, sob o olhar das escolas, precisam melhorar o processo de aprendizado”, explica a chefe do Departamento Pedagógico, Maria Helena Marques. Até então, o programa ocorria em 16 UMEs em outro formato.
Carmelita e José Genésio
Com 100 matriculados, a UMEE Carmelita agora atende das 7h às 17h. Pela manhã, o aluno estuda no período regular de aulas e, à tarde, participa de oficinas. “A proposta da escola em tempo integral vai ao encontro de uma política nacional, que oferece ao aluno a possibilidade de estar inserido em atividades culturais e esportivas, ampliando seu repertório, melhorando seu aproveitamento cognitivo e suas relações interpessoais”, diz Maria Helena, ressaltando a importância da utilização do equipamento público.
Já a UME José Genésio passa a oferecer atendimento de núcleos do Jornada Ampliada no local, dentro do conceito de UME Híbrida, que valoriza o espaço e amplia o atendimento. Na unidade, estudantes participarão, no horário diverso ao regular, de jogos pedagógicos, estudo e pesquisa, além de oficinas de artes e esportes.
Alunos colocarão rádio no ar e aprenderão Libras
Uma rádio que será colocada no ar pelos próprios alunos e o ensino de Libras são os destaques do Jornada Ampliada/Programa Escola Total, que conta com 16 núcleos de atendimento no turno diverso ao regular com várias atividades e oficinas. O Espaço Rádio Jovem, voltado a estudantes de 8º e 9º anos, será desenvolvido na Ilha Criativa (antiga Ilha de Conveniência – orla do Boqueirão), onde participantes produzirão matérias a partir de pautas de seu interesse, ampliando o aprendizado e o exercício da cidadania por meio da Comunicação.
Atendendo a política de educação inclusiva, o aprendizado de Libras ampliará a integração, democratizando o conhecimento de forma humanizada. A oficina será ministrada, prioritariamente, por surdos. Todas as atividades nos núcleos iniciam dia 20. Pais ou responsáveis de alunos interessados devem se inscrever na própria escola, a qualquer tempo do ano letivo. Eles serão atendidos por ordem de inscrição.
Mais oficinas – Entre outras oficinas oferecidas nos núcleos e no turno diverso ao regular das UMEs de tempo integral e híbridas, destacam-se a de esportes radicais, artes visuais, dança, música, jogos e brincadeiras, lutas, atletismo, contação de histórias, estudo e pesquisa e laboratório pedagógico.
Deixe um comentário