A aula será ministrada pela coordenadora do pioneiro curso de Arqueologia na Cidade de Santos, professora Maria Candelária Volponi, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista nas áreas de Patrimônio Histórico, Cultura e Memória.
Na ocasião, ela vai discorrer sobre aspectos históricos e patrimoniais da região e, também, o contexto e a contribuição da Universidade na construção da cidade de Santos.
Curso
Com experiência na área de Patrimônio Histórico, Cultura e Memória, a coordenadora do curso de Arqueologia da Unimes, Maria Candelária Volponi Moraes, afirma que o mercado atual carece de profissionais que dominem a função de pesquisa arqueológica e curadoria. “O Iphan vem enfrentando uma falta de profissionais. Isso está acontecendo porque não existem muitos cursos de graduação na área. A Arqueologia é trabalhada, na maior parte das vezes, como um curso de extensão ou mestrado. Há muitos campos a ser explorados”. A coordenadora também reforça a importância da Arqueologia na Região Metropolitana da Baixada Santista. “Por ser uma das mais antigas do país, a região possui muitos vestígios que precisam de mais pesquisas aprofundadas”, ressalta.
Deixe um comentário