Geral

Jovem cineasta ensina a fazer documentários com celular

02/02/2017Da Redação
Douglas Casari  é o responsável pela oficina Olhar Documental, que vai ensinar a fazer documentários com o celular. As inscrições para o curso gratuito estão abertas até sábado (dia 4) e as aulas acontecem em Cubatão, no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2.275, Casa 2, no Centro). 
 
A oficina é destinada ao público a partir de 14 anos. Com 12 vagas, terá duração de oito encontros (com aulas teóricas e práticas), de 11 deste mês a 8 de abril, sempre aos sábados, das 12 às 17 horas.
 
O objetivo é fomentar o audiovisual com o uso da linguagem de documentários e ensinar a capacidade de criar filme com objeto prático que muitos carregam o tempo todo: o celular. 
 
O tema central é Diversidade e Tolerância que, por ser bem amplo, permite inúmeras possibilidades de abordagens”, destaca Casari, que continua: “A partir disso, cada grupo terá um subtema para criar os roteiros, captar imagens e sons, e fazer a edição. Histórias para contar e mostrar, dentro da proposta central, não faltam”.
 
Terminados todos os passos da oficina, os alunos participarão de uma mostra. Na ocasião, os filmes serão exibidos em uma sessão aberta ao público e, ao final, haverá uma conversa entre os participantes.
 
Na parte teórica, serão abordados conteúdos sobre a realização de documentários, da pré-produção à finalização, história do segmento, exibições de cenas etc. Depois, vão às ruas desenvolver o conteúdo.
 
Casari afirma que, teoricamente, cada aluno possui seu celular, portanto, um não dependerá do outro para dar continuidade ao trabalho. Óbvio, avisa, o celular precisa ter alguns recursos. “Quem não tiver um que seja adequado, nós vamos emprestar”. A oficina será dada em parceria com Bárbara Ciríaco, formada em Cinema e Audiovisual na Unimonte.
 
A iniciativa faz parte do projeto incubado pela Vara para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos (patrocinada pela Petrobras). Está em sua segunda edição. Inscrições no  http://bit.ly/cinemacelular. Mais informações no e-mail [email protected] ou no (13) 9 9718 8181 (Douglas).