Varia em até 457% o preço de um mesmo item de material escolar, segundo levantamento do Procon SP. Em pesquisa realizada pelo órgão, um mesmo modelo de lápis foi encontrado por R$ 0,35 numa loja e por R$ 1,95 em outra. Em relação ao ano passado, os valores apresentaram reajuste médio de 13%, acima da inflação do período, de 7,3% (IPCA).
Para economizar, além da cotação em mais de um estabelecimento, o consumidor tem como opção a compra coletiva, que pode ser organizada entre pais de alunos da mesma classe ou série.
Segundo o coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma, este tipo de iniciativa vem ganhando adeptos devido à facilidade de comunicação por meio de aplicativos para smartphone, proporcionando vantagem a todos os envolvidos. “Para o comerciante é bom porque ele ganha na quantidade e conquista novos clientes. Já os compradores passam a ter maior poder de negociação e obtêm condições vantajosas”.
Regras
À escola, é proibida a especificação de uma papelaria para a compra dos itens, inclusive quando situada dentro da unidade. Há também restrições quanto aos tipos de produto requeridos. Os itens não podem ser para uso coletivo, como giz de lousa ou cartucho de impressora. Produtos de higiene e limpeza, como papel higiênico ou flanela, também são vetados (ver quadro).
Taxa
A taxa de material escolar cobrada por algumas instituições de ensino deve vir acompanhada de uma lista com a especificação de tudo o que está sendo adquirido para o aluno. A partir daí, cabe aos pais decidirem entre pagar o valor cobrado ou comprar pessoalmente o que será utilizado no ano letivo.
Listas
No mês passado, o Procon Santos solicitou a relação de material escolar requisitada pelas escolas da Cidade. Em caso de queixa, os dados fornecidos serão comparados aos apresentados pelo denunciante.
Para denúncia ao Procon Santos:
Itens necessários: lista de material, nota fiscal e documentos pessoais
Telefone: 0800-7790151. Aplicativo: Android e IOS. E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Rua João Pessoa, 246, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 13h (Poupatempo)
Itens que as escolas não podem solicitar:
Álcool
Balde de praia
Balões de assoprar
Brinquedo
Caneta para lousa
Carimbo
Copos descartáveis
CDs e DVDs
Envelopes
Feltro
Esponja para pratos
Estêncil a álcool e óleo
Fantoche
Fita dupla face ou durex
Flanelas
Gibi
Garrafa para água
Giz branco ou colorido
Grampeador e grampos
Isopor
Jogo pedagógico ou em geral
Lenços descartáveis
Livro de plástico para banho
Maquiagem
Marcador para retroprojetor
Material para escritório (sem uso individual) e de limpeza
Medicamentos
Papel higiênico
Pincel atômico
Piloto para quadro branco
Plásticos para classificador
Pratos descartáveis
Pregador para roupas
Sacos plásticos
Cartucho para impressora
Deixe um comentário