Notícias

Mostras reúnem curiosidades sobre biografia e obras de Benedicto Calixto

18/10/2016Da Redação
Mostras reúnem curiosidades sobre biografia e obras de Benedicto Calixto | Jornal da Orla
Em Itanhaém, duas exposições em homenagem ao artista plástico Benedicto Calixto de Jesus são exibidas até sexta-feira (21). As mostras, que acontecem no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo e também na Sala de Leitura Harry Forssell, reúnem curiosidades sobre a biografia do pintor, obras e banners com reproduções de alguns dos seus principais trabalhos.  
 
Nascido em 14 de outubro de 1853, conhecido como filho de Itanhaém, Calixto tem quadros espalhados pelo mundo. Em toda sua trajetória como artista plástico estima-se que aproximadamente 700 obras tenham sido produzidas pelo pintor. Entre elas: pinturas de marinhas, retratos, paisagens rurais, urbanas e religiosas. 
 
O Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo funciona ao lado da rampa que dá acesso ao Convento de Nossa Senhora da Conceição, no mesmo endereço onde foi construído o prédio original do Gabinete de Leitura em 1896, ou seja, na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Ainda no prédio original, Calixto proferiu uma palestra em 1922, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil. O ambiente é aberto, das 9 às 17 horas, para visitação e abriga 10 banners que revelam em textos e imagens um pouco da história do itanhaense. 
 
Os trabalhos também ganharam destaque na Sala de Leitura Harry Forssell, localizada na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro. O espaço fica aberto para o público das 8 às 17 horas. Quem passar pelo local encontrará cópias de imagens das principais obras produzidas pelo artista, além de livros sobre a história de Calixto. E nesta terça-feira (18), a Sala de Leitura completará 10 anos de existência.