A partir de sexta-feira (23), a Casa do Trem Bélico promove a exposição “Raridades de um bonde”. Com aproximadamente 30 peças raras, originais, dos primeiros bondes que circularam pela terra de Braz Cubas, a mostra é um passeio pela história do transporte coletivo de bonde em Santos, que fez a viagem inaugural em 28 de abril de 1909.
“O objetivo da exposição desse acervo histórico atende a dois critérios: o primeiro é comemorar os 16 anos de retorno dos bondes como meio de transporte em Santos e, segundo, para resgatar a memória de uma época áurea”, explica Inês Rangel, Coordenadora de Museus e Galerias.
Ela acredita que, pela importância histórica e também pela raridade das peças, era necessário tirá-las da solidão de um acervo, onde conviviam com a poeira e na iminência da ferrugem, para lhe visibilidade permanente, num local também histórico como a Casa do Trem Bélico.
Entre os objetos que serão expostos, os visitantes poderão conferir ampola retificadora de energia; prensa utilizada para manuseio de peças dos bondes; balança, tipo dinamômetro; crachás de ex-funcionários; apitos de condutor de bonde.
História
A história do bonde em Santos começou em 1871, com a entrada em operação da primeira linha puxada por burros, que fazia o trajeto do Centro até a praia do Boqueirão, um ano antes do bonde circular na Capital.
No dia 28 de abril de 1909 os bondes elétricos começaram a circular em Santos, operados pela empresa The City of Santos Improvements Company. Até então, os veículos eram puxados por animais ou movidos à vapor.
A novidade marcava a modernização do sistema de transporte público municipal, o qual exerceu importante papel no crescimento da economia e no surgimento de novos bairros.
Inaugurada no dia 23 de setembro de 2000, quase 30 anos da desativação desse meio de transporte na cidade, a linha turística funciona de terça a domingo, inclusive feriados e pontos facultativos, das 11h às 17h. No percurso, um guia de turismo bilíngue mostra a importância de cada prédio e monumentos. Hoje, mais de um século depois, o bonde é uma das principais atrações turísticas da cidade.
Serviço:
A Casa do Trem Bélico fica na Rua Tiro Onze, no Centro Histórico de Santos/SP. Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.
Deixe um comentário