Meio Ambiente

Maior elevação da maré em Santos é prevista para esta segunda-feira

18/07/2016
Maior elevação da maré em Santos é prevista para esta segunda-feira | Jornal da Orla
Em boletim enviado nesta sexta-feira (15), o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta avalia nova ondulação no mar de Santos, com a chegada da frente fria neste final de semana.
 
A previsão desta nova ondulação está associada a uma maior elevação da maré. O ápice das ondas está previsto para ocorrer entre a manhã e a tarde de segunda-feira, dia 18/7, quando as ondas devem atingir uma altura significativa de 1,96 metros na região da Entrada do Canal do Porto de Santos, 1,35m na região da Ilha das Palmas e de 0,64m na Praia da Ponta da Praia (Figura 2).
 
Entretanto, apesar dessa previsão de maior ondulação, provavelmente o impacto das ondas nas estruturas urbanas será reduzido. Apesar disso, devido a maior elevação do nível do mar, há a possibilidade de alagamento pontuais ocasionados pela maré, a previsão para a segunda-feira é uma altura máxima de maré de 1,74 metros às 14h20, representando um aumento de 35 centímetros em relação a maré astronômica prevista pela tábua de marés (Figura 3).
 
Ainda assim, ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo e ocorrência de ondas e maré com maior intensidade.
 
Na ressaca ocorrida no dia 27, que causou prejuízos para a região da Aparecida e Ponta da Praia em Santos, a maré atingiu 2,0 metros, representando um aumento de 80 centímetros em relação a maré astronômica prevista pela tábua de marés. Com relação as ondas, naquela ocasião (27), chegaram a atingir 4,00 metros, segundo as medições dos sensores da Praticagem de Santos.