Cada vez mais, decoradores e arquitetos inovam quando o assunto é piso. A tendência da vez são os porcelanatos líquidos (ou pisos Epóxi). Essa técnica foi criada por uma empresa de Dubai para garantir a ilusão de estar andando sobre as águas, ou em uma praia, quando a pessoa está, na verdade, no banheiro ou outro ambiente interno.
Técnica antiga
A técnica não é novidade entre os azulejistas, pois é muito usada em quadras esportivas, fábricas, hospitais e shoppings centers. Consiste na aplicação de uma resina líquida (Epóxi), que pode ser lisa (colorida ou branca) ou com uma imagem que passa a ideia de 3D. O resultado, no caso das imagens, é tão real que confunde os mais desavisados.
Mão de obra especializada
A instalação do piso deve ser feita por uma empresa especializada, porque não é tão simples quanto parece. São quatro etapas: primeiro, o profissional passa um produto chamado primer, depois cola a imagem impressa e aplica duas camadas de um polímero. Para finalizar, uma camada protetora de resina, que torna o piso completamente resistente à água e riscos.
Sem rejuntes e entulho
O porcelanato líquido pode ser colocado sobre cerâmicas, madeira, cimento e pedras naturais. O brilho deste material é superior ao do porcelanato polido. A principal vantagem desta técnica é a ausência de rejuntes ou vincos no chão (o que facilita a limpeza e manutenção e evita acúmulo de sujeira) e de entulhos (o piso atual do cômodo não precisa ser quebrado para a aplicação do Epóxi).
Use a criatividade
Todo tipo de desenho pode ser feito com a resina e, entre os que chamam mais a atenção, são as imagens do fundo do mar, com direito a peixes, algas e golfinhos no piso. Há quem prefira ousar, aplicando o 3D em cozinhas e banheiros, mas a tendência também é indicada para outros ambientes, com imagens florais ou que imitam texturas, na sala de estar e quartos.
Manutenção
Na limpeza diária, utilize detergentes neutros, que removem as sujeiras superficiais. Evite arrastar materiais pesados sobre o piso, para não causar trincas. Além disso, aplique feltros adesivos nos pés dos móveis.
Preço salgado
Se você se encantou pelos prós do piso líquido, prepare o bolso: a aplicação custa em torno de R$ 300 o metro quadrado (para 3D) e R$ 200 (superfícies lisas).
Deixe um comentário