Digital Jazz

When George Benson Meets The Robert Farnon Orchestra – “Dreams Do Come True”

27/09/2024
When George Benson Meets The Robert  Farnon Orchestra – “Dreams Do Come True” | Jornal da Orla

O genial guitarrista e cantor americano George Benson lançou recentemente nos Estados Unidos e na Europa no formato CD e LP uma verdadeira preciosidade.
O material já estava disponível nas plataformas digitais desde o mês de julho. No entanto, destaco que nada supera o charme e a beleza do formato físico.
O disco foi lançado pela gravadora Rhino, subsidiária do selo Warner Bros., com 11 belas faixas gravadas ao lado da afinada The Robert Farnon Orchestra, curiosamente 38 anos depois das gravações originais e marca também o retorno dele ao selo onde ele lançou grandes trabalhos da sua carreira, com 12 álbuns entre os anos de 1976 e 1993.
O curioso deste lindo disco é que ele ficou esquecido no cofre pessoal da casa de George Benson desde o ano de 1989 e as gravações foram capturadas durante um período bastante movimentado e de transição de carreira para ele.
Naquele ano de 1989 ele preferiu lançar no mercado o disco “Tenderly”, ao lado do incrível pianista McCoy Tyner, do contrabaixista Ron Carter e do arranjador Marty Paich. Disco muito especial também e que contém o mais puro Jazz.
É incrível ouvir a bela voz e os solos incomparáveis da guitarra de Benson encontrando a suavidade dos arranjos do lendário compositor, produtor de música ambiente e cinema, Maestro Robert Farnon, falecido em 2005 com 87 anos de idade.
As gravações originais foram impecavelmente capturadas pelo engenheiro de som Al Schimidt, que comandou o console de gravação dos álbuns de maior sucesso de Benson.
A remasterização das faixas foi feita com extremo cuidado pelo seu grande amigo e parceiro, o pianista, compositor e arranjador Randy Waldman, que acrescentou as gravações originais alguns arranjos vocais.
Meus destaques ficam para os temas “At Last”, “A Long Time Ago”, “Love Is Blue”, “My Romance”, “Autumn Leaves” e “Yesterday”.
Em 2009, o National Endowment of the Arts (NEA) reconheceu Benson como um Jazz Master, a maior honraria dos Estados Unidos para artistas de Jazz.
George Benson atualmente está residindo na cidade de Phoenix no Arizona e suas apresentações ao vivo serão menos frequentes. A última delas aconteceu em Los Angeles no Hollywood Bowl em 18 de agosto. Vida longa gigante George Benson! Maior referência e inspiração na minha carreira como produtor cultural.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço