Metrópole

Ventos na Baixada Santista chegaram a mais de 100km/h

26/01/2025Bárbara Camargo
Eduardo Silva/Jornal da Orla

A ventania que atingiu a Baixada Santista na noite deste sábado (25) chegou a 101,8 km/h, às 23h25, segundo registros da Praticagem em Santos. As rajadas assustaram moradores em toda a região, que registraram a força do vento em vídeos divulgados nas redes sociais. Alguns estragos puderam ser vistos na manhã deste domingo (26), como grades caídas em frente ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia.

Santos

Durante a madrugada em Santos, a Defesa Civil foi acionada para queda de árvore na Praça Ruy de Lugo Viña e queda de materiais na Av. Affonso Penna. Além disso, foi feita avaliação de duas árvores, na Rua Lowndes e na Av. Washington Luis. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências. O índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 7,0 mm e o acumulado do mês é de 146,0 mm. Já os morros estão em estado de Observação. 

Praia Grande

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que foram registradas duas  ocorrências de quedas de árvores de pequeno porte nos Bairros  Guilhermina e Canto do Forte. Em ambos os casos não houve vítimas  e  nem danos graves. A Administração Municipal, no entanto, não dispõe de equipamentos para medir a  velocidade dos ventos.

Bertioga

Já a Defesa Civil de Bertioga informou que, apesar do acumulado de chuva registrado no município na noite de sábado (25), que foi de 10,27 mm, acompanhado de rajadas de vento, não houve registro de ocorrências relacionadas ao evento.

Previsão para os próximos dias

A Defesa Civil de SP alertou para o risco de temporais de intensidade moderada a alta em todo o estado entre este domingo (26) e terça-feira (28). A Baixada Santista continuará com tempo instável e há possibilidade de chuva em qualquer período deste domingo, podendo ter mais persistência e adquirir intensidade forte em alguns momentos. No entanto, os ventos não devem passar de 5km/h.

A segunda-feira também deverá ter condição de nebulosidade elevada e chuvas intermitentes, embora o volume total de precipitação previsto já seja menos elevado em relação ao domingo.

O que fazer em casos de emergência?

O órgão orienta que a população evite áreas de risco e fique em locais seguros durante tempestades. Em caso de emergência, o contato com o órgão, que atua em esquema de plantão 24h, pode ser feito por meio dos telefones 199. Também é importante se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Para isso, basta enviar SMS com o CEP da região onde mora para o número 40199.