Esportes Regional

Times santistas participam da Taça das Favelas de futebol

28/01/2022
Divulgação

O pontapé inicial da Taça das Favelas, em Santos, foi dado na quarta-feira (26/1), no campo de futebol do Sesi. Trata-se da fase municipal do maior torneio da modalidade entre comunidades do mundo.

Dez comunidades santistas participam da competição representando o Morro José Menino, Morro da Nova Cintra, Zona Noroeste, Estuário, Ponta da Praia e Mercado Municipal. No total, a Taça das Favelas envolve 96 times e mais de 2.200 atletas. Os campeões de cada região se enfrentam até os melhores chegarem à grande final, onde será decidido o melhor time do País, masculino e feminino.

De acordo com o presidente regional da Cufa (Central Única das Favelas), a competição é totalmente voltada para a inclusão social. “O projeto social acolhe e a Taça das Favelas ajuda a dar visibilidade para esses jovens atletas, para que, além de se tornarem bons cidadãos, eles também possam se profissionalizar e, quem sabe, encontrar uma profissão no esporte”, explica.

Ela ressaltou o apoio da Prefeitura e do Sesi Santos. “Com essa parceria, conseguimos viabilizar a estrutura para fazer o evento para a garotada de Santos, que é apenas um recorte do campeonato que acontece no Brasil inteiro”, completou.

O secretário de Esportes, Gelásio Ayres Fernandes Jr. comemorou o sucesso do evento. “Como apaixonado por esporte e fã do futebol de várzea, é uma alegria ver Santos realizando essa competição, não só pela importância que ela tem na revelação de craques pro futebol profissional, mas também pelo caráter social e inclusivo”, destacou.