Crônica

Tarcísio vai para o trono ou não vai?

10/05/2024
Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

No comecinho de fevereiro, o governador Tarcísio e o presidente Lula anunciaram que estariam juntos na mesma aventura: a construção de um túnel entre Santos e Guarujá.

O anúncio foi feito com pompa e circunstância na sede da Autoridade Portuária, em Santos. “Agora vai”, você, leitora / leitor, certamente pensou. Eu também. Mas será que vai mesmo?

O governo Lula dava sinais claros de que iria fazer esse investimento. O mais claro deles foi a inclusão da obra no PAC. O governador Tarcísio, que tinha tentado privatizar a Autoridade Portuária de Santos usando a construção do túnel como argumento não queria ficar de fora. Ofereceu metade dos recursos bilionários e acenou com a história de que tinha a complexa e trabalhosa licença ambiental pronta.

Essa afirmação, taxativa em fevereiro, agora está sob suspeita. A diretora de Impacto Ambiental da Cetesb, Mayla Fukushima, diz que não, que esse licenciamento ambiental ainda não existe. A promotora do Meio Ambiente, Flávia Gonçalves, também nega a existência desse licenciamento ambiental.

O governador precisa voltar a esse assunto. O túnel tem ou não tem o documento?

Os problemas não terminam aí. O governo de SP insiste num projeto desenvolvido pela Dersa que é o mais caro e complicado por exigir um número maior de desapropriações. Pior ainda: o governador diz que o VLT vai passar pelo túnel. Mas a caixa do túnel, nesse projeto desenvolvido pela extinta Dersa, não tem espaço para o VLT.

É muita trapalhada para um túnel só. A ligação seca entre Santos e Guarujá se transformou numa novela mexicana que se arrasta há quase cem anos, desde o primeiro desenho, na década de 20 do século passado. Teve um capítulo-chanchada quando, em 2010, o ex-governador José Serra veia a Santos inaugurar uma maquete de uma ponte entre Santos e Guarujá. Foi o momento Odorico Paraguaçu (político folclórico de antiga novela O Bem-Amado, da Rede Globo) da carreira de Serra.

José Serra, até agora, está nesse trono do momento mais ridículo da novela da ligação seca Santos-Guarujá. Parece que Tarcísio quer esse lugar. Você, leitora/leitor, é que decide:

Tarcísio vai para o trono ou não vai?