Os amantes de velocidade têm motivos de sobra para comemorar: a principal categoria do automobilismo brasileiro inicia neste final de semana a sua 45ª temporada de sua história. A partir das 11h40 deste domingo (2), 30 carros e pilotos darão o passo inicial na luta pela conquista do título mais cobiçado do esporte a motor do país.
Será a primeira das 12 etapas programadas para 2023 em um campeonato que vem com novidades. Pilotos que trocaram de equipe, outros que retornam ao grid e também competidores estreando na Stock Car Pro Series. Além da “dança das cadeiras”, do lado técnico há uma novidade que exigirá adaptação de todos os pilotos: a mudança no fornecimento de pneus. Com pneus novos, os compostos e até as medidas são diferentes, o que impacta drasticamente o desempenho e aderência do carro.
Com isso, os pilotos têm um processo de adaptação. “A gente vai para esta primeira prova mergulhando no desconhecido, porque o pneu pode mudar a altura do carro, que pode mudar o balanço dele e, fundamentalmente, pode mudar a estrutura e equilíbrio do freio. Tudo isso vem em composição e por isso são extremamente importantes”, destaca Rubens Barrichello, o bicampeão da categoria.
A impressão que se passa inicialmente é que, com uma mudança tão crítica, justamente a do que faz o contato do carro com o solo, o equilíbrio deve ficar ainda maior já que pilotos e equipes começam da estaca zero. Não só a aderência, mas até a maneira de se trabalhar a frenagem, deverá ter alguma alteração por parte dos pilotos.
A programação do final tem um treino classificatório para definicação do grid, às 13 horas. Amanhã, a primeira prova tem largada às 11h40 e a segunda, às 12h20. As corridas têm transmissão ao vivo por Band, SporTV3 e canal oficial da Stock Car no YouTube. Eu fico por aqui. Até a próxima!
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.
Deixe um comentário