Política

Secretária defende união de forças no combate ao crime organizado

06/02/2025Marco Santana
Secretária defende união de forças no combate ao crime organizado | Jornal da Orla

A secretária de Segurança Pública de Santos, Raquel Gallinatti, acredita ser necessária a união de todos os órgãos de segurança, inclusive as Forças Armadas, no combate ao crime organizado. Ela, que costuma se referir à GCM de Santos como “polícia municipal”, defende mudanças na legislação para equiparar direitos dos guardas municipais aos de membros de outras corporações. As declarações foram dadas na gravação do programa Opinião Litoral, que será exibido hoje, às 12h45, na TV Cultura Litoral. O programa é apresentado pelo jornalista Francisco La Scala Júnior.

ACABOU, PÔ!
O deputado estadual Paulo Mansur (PL) comemorou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de retirar o apoio do país à Organização Mundial da Saúde (OMS). “Acabou esta mamata da esquerda”, diz o parlamentar, em vídeo no seu Instagram. “O governo Trump vai pôr ordem na casa e isso vai ajudar a gente a eleger Bolsonaro em 2026”.

DESTINAÇÃO ADEQUADA
Quem esteve de volta a Santos, na terça-feira (4), foi a ex-vereadora Cassandra Maroni Nunes. Hoje diretora de Destinação de Imóveis da União, órgão da Superintendência de Patrimônio da União, ela participou de reunião na Prefeitura para discutir o uso de áreas federais para projetos de interesse do município. Participaram do encontro o prefeito Rogério Santos (Republicanos), o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o chefe da SPU na região, Emerson Santos.

USO SOCIAL
Geóloga por formação, Cassandra foi vereadora em Santos pelo PT entre 1997 e 2012 e, desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, ocupa em Brasília o comando desta diretoria extremamente estratégica. Apenas no ano passado, cerca de 600 imóveis pertencentes à União que estavam ociosos ou subaproveitados foram destinados para uso social, beneficiando 400 mil famílias.

AUTODESTRUIÇÃO
Tucano histórico, o economista Juan Manuel Villarnobo Filho, o Mandy, lamenta a atual situação do partido que ajudou a fundar em 1988 e que agora está afundando. “O partido está acabando, fruto do egoísmo de algumas pessoas”, analisa, citando nominalmente o ex-governador mineiro Aécio Neves e o ex-governador paulista João Doria. “Durante anos, o PT tentou destruir o PSDB, mas quem conseguiu isso foram os próprios tucanos”, diz Mandy, dono da carteirinha 16 do diretório municipal da legenda.

MASTERCHEF
A deputada federal Rosana Valle (PL) costuma usar suas redes sociais para divulgar as atividades de seu mandato mas, na noite de terça-feira (4), ela compartilhou com seus seguidores um vídeo em que mostra como fazer uma deliciosa mousse de chocolate fit.