Santos

Santos ultrapassa 1.730 câmeras com três novos pontos monitorados

18/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Três importantes pontos do turismo e comércio local passaram a contar, em maio, com câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Santos. Agora, o Município conta com 1.731 câmeras em vias e equipamentos públicos, com meta de chegar a 3 mil aparelhos até 2024.

Um dos pontos é o início da Avenida Senador Dantas, no Macuco, onde foram instaladas uma câmera do tipo dome (giro 360° e alcance de 800m) e duas fixas, que permitem a visualização do entorno do Terminal Marítimo de Passageiros Concais, na área portuária.

“A ampliação do parque de câmeras até esta região vai beneficiar moradores e comerciantes do bairro e abrange um importante trecho da Avenida Perimetral e da área externa do terminal, que recebe milhares de pessoas na temporada de cruzeiros”, explica o secretário municipal de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz.

Ele destaca que a supervisão da área portuária é de competência federal, mas que o monitoramento no trecho é importante para otimizar o tempo resposta das equipes de trânsito do Município, quando houver acidentes e outras ocorrências que impactem na área urbana, por exemplo. Também ressalta que contribui para a maior integração das forças de segurança e dos órgãos públicos que atuam no CCO com os agentes e gestores do Porto de Santos.

Também entrou em operação uma câmera tipo dome na esquina da Avenida Senador Feijó e Rua Carvalho de Mendonça, na Vila Mathias, onde há um grande prédio comercial e diversas lojas de rua.

Já na divisa do bairro com o Jabaquara, na confluência das avenidas Francisco Manoel e Dr. Waldemar Leão, em frente ao hospital Santa Casa, iniciou funcionamento um conjunto formado por uma câmera dome e duas fixas.

A instalação dos aparelhos faz parte do projeto que prevê a instalação de 211 novas câmeras em cerca de 60 pontos turísticos e comerciais da Cidade. Já foram beneficiados equipamentos e vias como a Rua Gastronômica (Tolentino Filgueiras, no Gonzaga), a Fonte do Sapo (Aparecida), o Outeiro de Santa Catarina, a Rua XV de Novembro e as praças Mauá e dos Andradas (Centro Histórico).

As novas câmeras têm resolução full HD e 4K e permitem melhor captação e visualização das imagens, as quais são monitoradas em tempo real (24 horas) no Centro de Controle Operacional (CCO).