Santos

Santos recebe Festival de Capoeira

18/06/2024
Raimundo Rosa/PMS

O Festival de Capoeira de Santos, com o tema “Arte, cultura, saúde e educação para todos”, acontecerá de sexta-feira (21) a segunda-feira (24), com atividades espalhadas por diversos pontos da cidade. O evento promete celebrar a ancestralidade afrodescendente e seu legado cultural, além de proporcionar uma rica experiência de capoeira, cultura e educação para a comunidade.

 Programação

A abertura oficial do festival está marcada para as 18h30 de sexta-feira, no auditório do Museu Pelé, localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo. A mesa-redonda sobre “Ancestralidade afrodescendente e seu legado cultural” contará com a mediação do mestre Márcio Rodrigues dos Santos e a participação de Mary Francisco Careno, Ivo Evangelista, mestre Sombra (Roberto Teles de Oliveira), a vice-prefeita Renata Bravo, o vereador Paulo Miyashiro e Bartolomeu Pereira de Souza, conhecido como Bartô.

Após a mesa-redonda, o público poderá desfrutar de apresentações culturais do Coletivo Ojuba Maracatu, às 20h15, seguida da Roda de Capoeira para Todos, às 20h30.

No sábado, dia 22, a programação começa cedo, às 9h, com o roteiro de afroturismo “Caminhada Chaguinhas, Herói da Brasilidade”, que terá início na subida do Monte Serrat. Às 13h45, no Museu Pelé, acontecerão atividades teóricas e práticas com os mestres Carneirinho, Leonardo, Nando e Chininha.

O domingo, dia 23, será marcado por uma aula adaptada de capoeira ministrada pelo mestre Márcio, às 15h, no espaço junto à Praia Acessível, no canal 3 da Praia do Gonzaga. Às 16h, mestre Parada conduzirá uma Roda de Capoeira no Feito em Santos, no Aquário Municipal, na Ponta da Praia.

O festival será concluído na segunda-feira, dia 24, com diversas atividades, começando com apresentações na UME Ricardo Sampaio, no Caruara, às 7h30, lideradas pelo mestre Márcio, e na UME Cyro de Athayde Carneiro, no Morro da Nova Cintra, às 10h.

Às 15h, a Câmara Municipal de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova) sediará uma sessão solene em comemoração à Semana Francisco José das Chagas, Chaguinhas. Às 16h30, mestre Márcio fará uma apresentação na Abase, na Rua Luiz de Camões, 62, Vila Mathias. O festival se encerra com apresentações culturais e um tributo a Chaguinhas no Teatro Rosinha Mastrangelo, na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, às 19h.