Meio Ambiente

Santos promove capacitação sobre manutenção de áreas verdes

15/07/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Para garantir a manutenção adequada da floresta urbana (como são chamadas as áreas verdes e árvores dentro do perímetro urbano) de Santos e atualizar técnicas de poda, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) promoveu uma capacitação, ministrada pelo engenheiro agrônomo e ex-coordenador estadual do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva, na manhã de quinta-feira (14), no Orquidário Municipal (José Menino).

Participaram da atualização 45 pessoas, entre fiscais ambientais, servidores responsáveis pelo licenciamento, pela arborização, além de funcionários da Defesa Civil, Ouvidoria Municipal, da Secretaria de Serviços Públicos, e representantes do setor em outros municípios, como São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

Para Fernando Souza de Almeida, chefe da seção de informações ambientais (Seiamb), a capacitação foi muito importante para tratar de poda e planejamento ambiental. “Essas trocas de conhecimentos entre os municípios são sempre muito ricas, bem como a oportunidade de aprimorar técnicas e políticas públicas ambientais”.

CIDADE VERDE
Santos possui cerca de 36 mil árvores de aproximadamente 120 espécies, que juntas formam a chamada ‘floresta urbana’. A Cidade conta com dois parques municipais urbanos, um jardim botânico, cerca de cem praças, duas Áreas de Proteção Ambiental Estaduais e um Parque Estadual Marinho. Além disso, parte da Área Continental do Município encontra-se inserida no Parque Estadual da Serra do Mar.