Notícias

Santos intensifica combate ao Aedes aegypti

25/02/2025 Da Redação
Raimundo Rosa

O combate ao Aedes aegypti segue a todo vapor em Santos com uma semana cheia de ações do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV). O objetivo é reforçar a prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, preparando a Cidade para o feriado de carnaval.

Começando na terça-feira (25), às 9h30, com uma vistoria em uma obra no bairro do Gonzaga, conduzida pelos agentes de combate a endemias (ACEs). Essas inspeções ocorrem quinzenalmente em todas as construções cadastradas no sistema municipal. No mesmo dia, a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) promoverá conscientização na feira livre do Marapé, distribuindo materiais educativos à população.

Já na quarta-feira (26), o mutirão contra o Aedes será realizado em dois bairros, a partir das 9h. Os agentes irão aos bairros Valongo e Centro, devidamente identificados com uniforme e crachá funcional. Durante a ação, uma barraca inflável informativa ficará na Praça Mauá e uma vistoria com drone será realizada em um imóvel na Rua D. Pedro II.

O combate ao mosquito continua na quinta-feira (27), com mais um mutirão, desta vez na Vila Nova. Além do mutirão no bairro, a equipe do IEC levará o projeto Sala de Espera para a policlínica do bairro (Praça Iguatemi Martins s/nº), onde os pacientes que aguardam atendimento receberão orientações sobre prevenção.

Ambas as ações terão o apoio da empresa Terracom, com 25 funcionários, para o recolhimento e descarte adequado de materiais inservíveis que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito.

Fechando a semana, no sábado (1º), a partir das 9h, os agentes vão fazer nebulização nos três cemitérios municipais (Areia Branca, Filosofia e Paquetá) a partir das 9h. Das 11h às 15h, o IEC marcará presença no Carnabonde com um estande educativo montado na Praça Mauá.

Além dessas ações durante a semana, nos dias 2, 3 e 4 de março, o CCZV estará na Praça das Bandeiras (Av. Vicente de Carvalho s/nº, Gonzaga), das 9h às 13h, com uma barraca inflável educativa para reforçar a conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti.

Os mutirões realizados este ano já eliminaram 526 focos com larvas. A Cidade registra 66 casos de dengue e dois de chikungunya em 2025. Em 818 imóveis houve recusa à entrada dos agentes.