O Salão de Artes Plásticas de Praia Grande comemora aniversário de 30 anos com abertura nesta quinta-feira (12/12), às 19h, na Galeria de Artes Nilton Zanotti. Os visitantes poderão conhecer 65 obras, de 40 artistas. Neste ano, o 30º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande contou com 95 inscrições de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Goiás.
Após a análise dos jurados Cristina Suzuki, Lindemberg Pereira dos Santos e Bruno Novaes, foram escolhidos os ganhadores, com prêmios que totalizam R$ 20 mil, e participantes para edição deste ano.
O primeiro lugar ficou para Juliana Brandão Yamazawa com sua obra “Quando Boiuna visitou minha Casa”, com todas as obras premiadas passando a integrar o acervo da Galeria.
Cristina analisou a edição atual do Salão. “Vejo esta 30ª edição do Salão como uma resistência e persistência da equipe que o organiza e dos artistas que se inscrevem todos os anos. É um privilégio dos moradores de Praia Grande ter um evento como este acontecendo todo este período, oferecido ao público gratuitamente e compondo um acervo de obras de arte para o Município, de artistas que estão construindo a História da Arte Brasileira. Sim, porque quem constrói a história é sempre um coletivo”, afirmou ela.
Para o secretário de Cultura e Turismo da Cidade, Mauricio Petiz, essa pluralidade de estados participantes mostra a força do Salão de Artes Plásticas de Praia Grande.
“Posso afirmar sem titubear que o Salão de Artes da Cidade é um dos mais relevantes no cenário cultural e em 2024 completamos três décadas de história. Estamos ansiosos para que os visitantes possam conferir esta edição que está incrível”, afirmou.
O 30º Salão de Artes ficará aberto à visitação até 31 de janeiro, sempre de terça a sexta, das 14h às 17h, e sábado, das 14h às 19h – exceto pontos facultativos e feriados.
A Galeria de Artes Nilton Zanotti está no Complexo Cultural Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, bairro Boqueirão.