Política

Reforma administrativa em Itanhaém busca enxugar máquina pública

06/02/2025Marco Santana
Reforma administrativa em Itanhaém busca enxugar máquina pública | Jornal da Orla

A Câmara de Itanhaém aprovou, por unanimidade, um projeto de reestruturação administrativa da Prefeitura. A proposta atende solicitação do Ministério Público (MP). Entre as medidas, a extinção de 67 cargos comissionados e outras 23 funções de confiança, e das secretarias de Comunicação Social, Relações do Trabalho e Relações Institucionais. Foi mantido o número de secretarias municipais (17), além da nova Chefia de Gabinete do Prefeito e da Procuradoria-Geral do Município.

Foram criadas as secretarias de Cultura e Economia Criativa; Esportes e Lazer; Urbanismo e Licenciamento, além da Chefia de Gabinete, com status de secretário.
Com a fusão, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social passa a se chamar de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social; a de Desenvolvimento Econômico transforma-se em Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho; a de Planejamento e Meio Ambiente torna-se de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal; a Secretaria de Serviços e Urbanização passa a ser denominada Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria; e a de Trânsito e Segurança Municipal passa a ser apenas a Secretaria de Segurança Pública. Foram extintas as secretarias de Comunicação Social, de Relações do Trabalho e de Relações Institucional.

O prefeito Tiago Cervantes (Republicanos) ressalta que “não houve aumento de cargos” e que uma das prioridades da Prefeitura de Itanhaém, a segurança pública, foi restruturada e ganhou mais espaço. A causa ambiental e animal também “terão maior abrangência” e uma antiga reivindicação dos setores de cultura, economia criativa, esportes e lazer “estão com status no primeiro escalão”. 