
Para garantir a segurança, Operação Carnaval vai reunir 373 GCMs, reforço de 320 policiais e 60 guarda-vidas
Tudo pronto para o Carnaval de Guarujá: a Cidade espera receber até 700 mil turistas até a quarta-feira de cinzas, no próximo dia 5, tanto que a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) contabiliza 82% de ocupação nos leitos de hotéis e pousadas. A Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, estima a chegada de mais de 150 mil veículos à Cidade.
Além das 27 praias, a Pérola do Atlântico oferece atrações gratuitas e eventos culturais aos visitantes, com mais 25 blocos e bandas de rua que ainda vão desfilar em todos os cantos de Guarujá, parte de uma programação iniciada na semana passada.
“A previsão não tem chuva e o sol deve ficar na casa dos 30 graus durante o dia. A segurança está reforçada e não faltam atrações, com programação de blocos e bandas bastante diversa. A cidade está preparada para promover um Carnaval que será lembrado por muito tempo”, aposta secretário municipal de Turismo, Aildo Rodrigues.
Operação
Já está em vigor em Guarujá a Operação Carnaval, que segue até o dia 5 de março, quarta-feira de Cinzas. Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão de plantão em escalas adicionais, com equipes diurnas e noturnas.
Além do efetivo de 373 GCMs da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), o 21º Batalhão da Polícia Militar (BPMI) disponibilizará um reforço de 200 homens, além de 120 policiais de outros batalhões, podendo chegar a um total de 320 agentes a mais.
Cerca de 60 guarda-vidas temporários (GVTs) também seguirão atuando na segurança dos banhistas no mar. Ao longo desses dias, em diversos pontos da Cidade, o efetivo da Prefeitura vai atuar no patrulhamento preventivo.
Concomitante às ações de segurança, acontece a Operação Verão de Fiscalização, na orla das praias desde o Guaiúba até o Pernambuco. Cerca de 100 agentes de diversos setores como Comércio, Posturas, Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal, estarão orientando turistas e munícipes sobre o que é permitido ou não na faixa arenosa.
Entre as proibições estão o uso de caixas de som, tendas, animais e ciclistas na areia da praia, bem como a presença de ambulantes e bandejeiros irregulares, colocação de cadeiras nas calçadas de bares e restaurantes, conforme estabelecido no Código de Posturas do Município. Já as equipes da Força Tarefa, atuam por toda a Cidade, atendendo ocorrências referentes à perturbação do sossego entre outras infrações.
A ação é realizada em parceria pela Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas, da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Defesa e Convivência Social, com a Guarda Civil Municipal, Força-Tarefa, que com o auxílio da Polícia Militar também dão apoio nas abordagens.
Deixe um comentário