Santos

Raquel Gallinati assume Secretaria de Segurança em Santos

25/06/2024
Raquel Gallinati assume Secretaria de Segurança em Santos | Jornal da Orla

A nova secretária de segurança pública de Santos, a delegada Raquel Gallinati, anunciou uma série de medidas para dificultar a atuação de criminosos na cidade e promover maior qualidade de vida para os munícipes.

Como prioridade, Raquel revelou que pretende instalar uma Zona de Segurança Máxima na Orla. “Teremos monitoramento 24h por dia na região. Queremos garantir que nenhum oportunista covarde ouse amedrontar a população santista”. De acordo com a delegada, o monitoramento será feito por câmeras equipadas com reconhecimento facial, além das já instaladas na orla e com rondas.

De acordo com a secretária, sua intenção é potencializar o trabalho já feito na cidade “Santos é um exemplo para o país. A Guarda Municipal já desempenha um trabalho de excelência, mas precisamos mudar a estratégia para combater a bandidagem.”

Além disso, ela apresenta seu plano de gestão baseado em três pilares:

Integração, Raquel pretende integrar os trabalhos da Polícia Militar e Civil com o trabalho da guarda-municipal para garantir uma investigação melhor e mais resultados. “Sem investigação de qualidade, não há justiça”;

Aprimoramento, a secretária pretende tornar os agentes mais eficientes, utilizando das formações em artes marciais por exemplo, para garantir a segurança;

Adequação, buscando entender e adaptar a disposição e trabalho dos guardas de acordo com o local de atuação e as ocorrências apresentadas.

Raquel também ressaltou a importância do trabalho do município na garantia da qualidade de vida do cidadão. “O STF decidiu que a Guarda Municipal pode sim agir como uma polícia ostensiva da cidade, portanto, é preciso entender que, mesmo que a segurança pública seja uma responsabilidade estadual, a cidade pode contribuir e muito para a segurança e qualidade de vida do cidadão com uma Guarda bem equipada e bem treinada”.

Sendo assim, a secretária afirmou que um de seus objetivos é instruir a população a fazer denúncias nos veículos adequados para que possam ser centralizadas. “Informação é poder. Por isso, vamos buscar uma maior agilidade na comunicação para agir de forma mais eficiente”.

Considerada uma das melhores delegadas de polícia do Brasil, pelo Censo do Portal Nacional dos Delegados, Raquel Gallinati foi anunciada oficialmente na última terça-feira (25) pelo prefeito Rogério Santos, como nova secretária de Segurança Pública do município.

Raquel foi a primeira mulher a assumir o sindicato da categoria no Brasil. Primeira suplente de deputada estadual pelo PL, ela atualmente é diretora nacional da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil.

Escolhida a Dedo

A nomeação de Raquel Gallinati para comandar a secretaria de Segurança Pública de Santos teve o aval do governador Tarcísio de Freitas, que autorizou a liberação da profissional. Segundo o prefeito Rogério Santos, a delegada foi escolhida a dedo. “Foi uma escolha amadurecida ao longo do tempo e apoiada pelo então secretário Sergio Del Bel. Quando apresentei o nome ao governador Tarcísio, prontamente houve o apoio e a liberação da Raquel”.

Sobre o efetivo armado da Guarda Municipal, a secretária e o prefeito afirmam que terá um aumento no número de agentes portando armas de fogo, mas que é necessário um trâmite de treinamento, capacitação e análises técnicas e psicológicas dos agentes e que isso demanda um tempo.

Emoção

Durante a passagem simbólica da faixa para a nova secretária, o ex-secretário Sergio Del Bel Jr. declarou ter muito orgulho do trabalho que realizou ao longo de sua carreira na pasta. “É um novo desafio pra mim. Estou deixando aquilo que eu mais gosto: minha secretaria e minha guarda municipal. Me enche de orgulho quando vejo uma viatura azul-marinho passando com o giroflex ligado”.

Emocionado, Del Bel conclui. “Quando entrei na pasta, meu orçamento era de R$20 milhões. Hoje, mais de dez anos depois, é de R$103 milhões”.

O prefeito Rogério Santos agradeceu à atuação de Del Bel. “É um amigo de verdade. Ampliou e armou o efetivo da Guarda e conduziu a pasta com maestria ao longo desses anos. Agradeço pelo trabalho dele junto a mim”.

A secretária Raquel Gallinati também elogiou o trabalho anterior. “Estou muito honrada e feliz com o convite e sei que será muito mais fácil enfrentar os desafios da segurança graças ao trabalho realizado pelo secretário”.

Na última sexta-feira (21) Raquel Gallinati participou do Programa Debate na Redação, no Orlaplay, o canal do Jornal da Orla no Youtube.
No programa, ela defendeu jogo duro contra a criminalidade e afirmou que no Brasil, as leis garantem mais direitos aos bandidos do que para as vítimas. Confira: