
A Avenida Rangel Pestana teve o tráfego de veículos liberado na manhã desta sexta-feira (14), após a conclusão das obras de renovação asfáltica no trecho entre as vias Ana Costa e Waldemar Leão. Os trabalhos foram finalizados durante a noite e a madrugada, trazendo alívio para motoristas e moradores da região.
As obras de pavimentação começaram na quarta-feira (12), após a fresagem, que removeu o asfalto antigo de uma área de 4.802,6 m². A arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), explicou que apenas um trecho de aproximadamente 100 metros no lado direito da via não recebeu o novo asfalto, pois o piso ainda não possuía a resistência necessária. Esse trecho teve uma segunda rede de drenagem assentada recentemente.
A pintura da sinalização de solo começou nas imediações da Arena Santos e deve ser concluída nos próximos dias. A revitalização da avenida incluiu a renovação dos passeios no padrão “Calçada para Todos” e a instalação de uma segunda rede de drenagem para melhorar o escoamento da água pluvial do Monte Serrat. Esta rede foi interligada à tubulação que conduz a água para o canal da Avenida Francisco Manoel.
Devido ao elevado fluxo de veículos em direção ao Centro, a demolição de 3.103,5 m² dos passeios e sua reconstrução foram feitas em etapas, minimizando o impacto no trânsito. A via também recebeu 1.034,5 metros de novas guias e sarjetas. A fresagem ocorreu durante o fim de semana, quando o tráfego é menor. Todo o planejamento foi feito em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para evitar obstruções.
O projeto da Prefeitura também incluiu a construção de 117 m² de piso rígido em concreto armado nas paradas de ônibus, devido à constante frenagem e aceleração dos veículos nesses pontos. A área passará por uma inspeção antes da entrega oficial para verificar possíveis reparos necessários, principalmente nas calçadas.
A renovada Avenida Rangel Pestana agora conta com rampas de acessibilidade, nivelamento dos poços de visita e recuperação das bocas de lobo, além do plantio de árvores para melhorar a arborização.
Investimentos
As obras foram realizadas pela empreiteira Ferreira Marques, vencedora da concorrência pública. O investimento total foi de R$ 2.234.469,36, com R$ 1.839.837,56 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado e o restante do orçamento municipal.
Deixe um comentário