Debate na Redação

Queda brusca de Lula no Nordeste apavora governo

24/02/2025 Joana Gianfaldoni
Queda brusca de Lula no Nordeste apavora governo | Jornal da Orla

A queda de Lula nas pesquisas preocupa, mas o que realmente apavorou o governo foi o fato de Lula ter desabado no Nordeste, região onde o presidente teve sempre muita aprovação. A vitória larga no Nordeste em 2022, foi determinante para sua eleição apertada nacionalmente.

A pesquisa que acendeu a luz amarela no governo foi um levantamento do instituto Quaest, do final de janeiro, mostrando que a avaliação negativa do presidente superou a positiva pela primeira vez desde o início do mandato, em janeiro de 2023. A maior queda da avaliação positiva veio do Nordeste, onde o percentual de aprovação recuou de 67% para 60% no mesmo período de comparação.

No programa Debate na Redação, o advogado Vicente Cascione acredita que todo o abandono tem uma causa. “A primeira causa de eu ser abandonado, é porque eu abandonei. O Lula de hoje, pois já mostramos que ele mudou, é um Lula de abandonos. Ele abandonou primeiro ele mesmo, ou ele era um dissimulado absoluto. Ele mudou para pior”.

Para Cascione, Lula não abandonou o Nordeste, abandonou valores que ele tinha razoavelmente visíveis em 2003 quando começou a governar o Brasil. De acordo com ele, isso que está acontecendo agora é consequência de Lula e do desgoverno que ele vem operando no país.

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=R2HaMEOEawk