Projeto Cidadão

Projeto Cidadão divulga vencedores do concurso cultural

23/05/2014
Projeto Cidadão divulga vencedores do concurso cultural | Jornal da Orla
Cores, criatividade e a sinceridade nas palavras que só as crianças têm. Essas características tornaram mais doce a árdua tarefa de escolher, entre 1.167 desenhos e  22 redações, os melhores trabalhos. Na terça-feira (20), representantes da Secretaria de Educação e do Santos Futebol Clube se reuniram, na sede do Jornal da Orla, para definir os vencedores da primeira etapa de 2014 do Projeto Cidadão.  

Desde o início de maio, os alunos das escolas municipais de Santos participam de diversas atividades relacionadas ao tema “Santos, cidade do rei e do Museu Pelé”. Histórias, pesquisas na internet, bate-papos, exibição de vídeos e história em quadrinhos auxiliaram os pequenos no desafio de retratar o atleta do século e o equipamento que irá abrigar o seu acervo em cores e palavras.  Os alunos do 1º ao 5º ano participaram do concurso cultural com desenhos. Já os do 6º ao 9º ano concorreram com redações. 
Cerca de 22 escolas participaram do concurso, com desenhos e  textos. A unidade com maior número de trabalhos foi a Waldery de Almeida, na Zona Noroeste (191).

A premiação dos três primeiros colocados por categoria será terça-feira (27), às 9h30, na UME dos Andradas, com a presença de autoridades, educadores, familiares e estudantes. O Projeto Cidadão é realizado pelo Jornal da Orla, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Santos Futebol Clube e Foto Louzada.


O desafio de escolher os melhores
A comissão julgadora teve um grande desafio nas mãos. E, a cada trabalho analisado, aumentava a dúvida entre qual seria o melhor. Tanto que, além dos três selecionados, houve a necessidade de premiar mais um como “honra ao mérito”, nas duas categorias do concurso. 
Ao selecionar os melhores trabalhos, o corpo de jurados levou em consideração a pertinência ao assunto, criatividade e, no caso das redações, a obediência à ortografia e regras gramaticais. 
Integrando o grupo pela segunda vez, Estrela Santos Cordeiro, representante da Setor de Projetos da Seduc, destacou a pontualidade do tema do Projeto Cidadão. “Essas atividades são muito importantes porque muitas crianças não sabiam que  o Museu Pelé vai ser inaugurado. E essa pesquisa foi interessante porque eles viram que será mais um ponto turístico em vias da Copa do Mundo iniciando”.
Um dos jurados convidados foi o coordenador de Marketing do Santos F.C, Ivan Rizzo, que, após analisar cada trabalho, destacou o empenho dos alunos. “Percebemos que as crianças fizeram pesquisas, foram atrás de informação, de saber quem foi o Pelé e qual a relevância histórica dele”. 

 
O mundo aos pés do rei
A estudante Camila Vasconcelos de Araújo, da UME Oswaldo Justo, conseguiu captar o clima que envolve o Museu Pelé e, em seu desenho vencedor, retratou o Planeta Terra, como uma bola de futebol, na orla de Santos. Uma analogia ao fato de que com a inauguração do museu, a cidade vai receber visitantes de todos os lugares do mundo. O segundo lugar da categoria ficou com Ladislau Marcelo Cesário Santos, da UME Padre Waldemar Valle Martins, que também desenhou a praia como cenário e Pelé, em sua comemoração tradicional após cada gol, sendo coroado pelo pôr do sol. 
Para a jurada Maria Ilídia Troncoso, coordenadora do departamento pedagógico da Seduc, a escolha foi difícil em virtude das particularidades dos desenhos e textos dos alunos. “A dificuldade é que a gente sempre procura observar a característica de cada criança, a faixa etária e qual foi a abordagem que ela fez do tema. No geral, os trabalhos estão muito bons”, elogiou.

Desenhos
 

1º lugar – Camilly Vasconcelos de Araújo
4º ano – UME Oswaldo Justo
2º lugar – Ladislau Marcelo Cesário Santos 
4º ano – UME Padre Waldemar Valle Martins


3º lugar – João Pedro Cerem 
4º ano – UME Lourdes Ortiz


Honra ao Mérito – Gabrielle Barros de Jesus
4º ano – UME Oswaldo Justo


Redação
SANTOS, CIDADE DO REI E DO MUSEU PELÉ

1º lugar – ANGELA BEATRIZ SOARES DOS SANTOS 
7ªA – UME AYRTON SENNA DA SILVA
 
Para ser um cidadão consciente e útil, é necessário que cada pessoa desenvolva dentro de si o sentimento de cidadania e também desenvolva qualidades como a honestidade, bondade, inteligência. Também é preciso acreditar que o sonho de um mundo melhor é possível.
 
Ser uma boa pessoa, ter um objetivo e conquistá-lo, perseverar e não desistir na primeira dificuldade que houver são condições para ser um bom cidadão também.
 
Albert Einstein, na infância, por incrível que pareça, não era o melhor aluno da classe. As pessoas o subestimavam. Mas ele não deixou que isso o afetasse- enfrentou barreiras e conquistou diversos prêmios. Sabin, Gandhi Pelé também são pessoas importantes que enfrentaram muitas dificuldades para serem cidadãos exemplares. 
 
O nosso Pelé acreditou em seu sonho e, com a ajuda de seu pai, tornou-se o maior jogador de  futebol do mundo, tanto que é o eterno rei do futebol.
 
Hoje ele serve de inspiração para muitos jovens e crianças, pois sua arte vem sendo imitada por muitos jogadores do mundo inteiro.
 
O futebol brasileiro e o povo santista ganharão em breve um presente: o Museu Pelé – lugar que guardará para sempre a obra de Pelé.
 
2º lugar – BÁRBARA CRUZ  – 6ºA
UME AYRTON SENNA DA SILVA
 
Ser um cidadão responsável e consciente é importante
Para melhorar a vida da cidade,
E melhorar também a vida da gente.
Em Santos temos o exemplo de Pelé
– homem cheio de força e vontade
Conseguiu transformar sua vida e daqueles
Que estavam ao seu lado, transformando o futebol
Em diversão e arte.
Todos conhecem Pelé – o mundo inteiro!
Afinal ele é o rei do futebol. 
Fez dribles que ninguém conseguia fazer!
E agora sua obra está exposta num lugar muito especial da cidade
O Museu Pelé – marco histórico e turístico da cidade.
 
3º lugar – Vitória Sales da Costa – 7º ano 
UME Rural Monte Cabrão
 
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Rei Pelé, nasceu no dia 23/10/1940 em Três Corações (MG). Entrou no time do Santos no dia 08 de agosto de 1956, com 15 anos e saiu no dia 02 de outubro de 1974. Seu último jogo no time do Santos foi contra o time da Ponte Preta.
 
O Museu Pelé finalmente terá um local para eternizar sua história, não só para seus fãs, mas também para as crianças de hoje em dia conhecerem mais sobre a carreira de Pelé. Será muito importante, também, para o turismo, principalmente porque será lançado no ano da Copa.
 
Dos museus que têm como temática o futebol, certamente, será o maior do mundo. Pelé fez 1.281 gols em sua carreira, sendo 1.116 gols ocorridos no time do Santos Futebol Clube. 
 
E por todos esses motivos, Pelé deverá ser homenageado com um museu, mostrando todas as suas vitórias, seus momentos de emoção, suas medalhas, taças e títulos conquistados no futebol.
 
Honra ao Mérito 
 GEOVANNE COSTA BARRETO DIAS 
9 º ANO – UME RURAL MONTE CABRÃO

Andando na orla
Vejo o horizonte
Avistei ali perto
Não muito longe
 
Cheguei mais perto
Ainda assustado
Mas olhei pro alto
E descobri que o museu do rei
Ficava ali do lado
 
Muito animado
Foi eletrizante
Só de saber
Do museu desse gigante
 
Entrei…
Fiquei emocionado
Pois me lembrei da Copa
Que meus avós me falaram
 
Comecei a chorar
Então me lembrei
Do que meus avós me disseram
“Meu filho esse é o rei”
 
Fui embora….
Nesse dia me emocionei
Só de ter conhecido
A história do rei