Santos

Professor de escola municipal de Santos vence o Educador Nota 10

13/11/2024
Isabela Carrari/ PMS

O professor José Simões de Andrade, da Unidade Municipal de Educação (UME) Avelino da Paz Vieira (Vila Nova), foi o vencedor do prêmio Educador Nota 10, na categoria Eixo Sustentabilidade, com o projeto ‘Praia limpa, futuro sustentável’.

O prêmio, entregue pelo Instituto Somos na noite de terça-feira (12) na Capital, é o mais importante do País na área de educação. Reconhece e valoriza educadores e gestores escolares das redes pública e particular, da educação infantil ao ensino médio. Neste ano, na 26ª edição, registrou 2.779 inscritos.

A premiação definiu mais dois eixos, Direitos Humanos e Inovação e Tecnologia, cada um com três finalistas.

“Ser o Educador Nota 10 é a coroação do trabalho que iniciei na época em que era estudante de Magistério, com 15 anos de idade. Estou muito feliz com esse reconhecimento; meus agradecimentos se estendem aos alunos que fizeram parte da minha vida como professor, desde o tempo dos estudos até hoje como professor da rede municipal de Santos. É muita emoção e o reconhecimento de um trabalho de décadas”, comemorou Simões.

Para o educador, a conquista pode servir como exemplo. “Gostaria de ser inspiração para meus colegas professores em acreditar no potencial dos nossos alunos e no trabalho em que realizamos dia a dia em sala de aula; a educação é a base, o caminho e o futuro da sociedade”.

‘Praia limpa, futuro sustentável: enfrentando os desafios da poluição causada pelo homem no ecossistema de praia’ – foi desenvolvido em 2023, junto a alunos do sétimo ano da ‘Avelino’. Foram desenvolvidas habilidades relacionadas com a caracterização do ecossistema de praia, a questão da sustentabilidade e conceitos de física relacionados a máquinas simples. O professor propôs que os alunos criassem uma solução robótica. Daí surgiu uma garra feita com cano de PVC, garrafa PET e barbante, que pega com facilidade o lixo descartado indevidamente na praia. Um estudo do meio foi realizado na orla do José Menino, em frente à Ilha Urubuqueçaba.

A conquista do prêmio para Cidade foi comemorada e elogiada pela secretária municipal de Educação, Cristina Barletta, presente na entrega. “É motivo de muito orgulho por se tratar de um projeto desenvolvido com nossos alunos da rede municipal e que vem transformando vidas. É uma valorização do trabalho das nossas escolas e um reconhecimento do comprometimento do professor José Simões com a educação de qualidade que tanto perseguimos”.

Os vencedores de cada categoria receberam prêmio em dinheiro no valor de R$ 25 mil reais.

Em 2022, o professor José Simões de Andrade também ficou em primeiro lugar no prêmio Conectando Boas Práticas (CBP), criado pela Rede Conectando Saberes, na categoria ensino híbrido e/ou remoto durante a pandemia de covid-19.