Saúde

Problemas articulares começam cedo mas se acentuam aos enta

23/10/2021 Da Redação
Problemas articulares começam cedo mas se acentuam aos enta | Jornal da Orla

Pode até soar engraçado ou exagerado quando se diz que, com o envelhecimento, a pessoas tem problema de “junta”: “junta tudo e joga fora…”. Evidente que não é caso de descartar os idosos, mas é verdade que, com o passar dos anos, ocorre o envelhecimento das articulações, em especial a coluna vertebral —estrutura fundamental para a estabilidade e mobilidade do corpo inteiro.

A fisioterapeuta Walkíria Brunetti explica que o envelhecimento da coluna é caracterizado por dois processos paralelos, mas independentes: a redução da densidade mineral óssea e o desenvolvimento de alterações degenerativas.

Segundo ela, o processo degenerativo não começa na terceira idade, mas na primeira década de vida. Seus efeitos é que são percebidos quando se chega à casa dos “enta”. 

“Além dos discos intervertebrais, temos na coluna as articulações entre as vértebras para proporcionar estabilidade na rotação. Com o passar dos anos, essas estruturas sofrem o desgaste natural e resultam na espondilose, que é a osteoartrose que afeta especificamente a coluna. A dor é o principal sintoma”, diz Walkíria.

 

Músculos enfraquecidos
Além dos ossos e articulações, os músculos e ligamentos da coluna também envelhecem. Essas estruturas são responsáveis pela sustentação da coluna e dão estabilidade para os movimentos. Porém, quando enfraquecidos, podem causar dores e prejudicar a movimentação, o equilíbrio e a postura”, diz Walkíria.

 

Desgaste ósseo
A osteoporose é outra consequência do envelhecimento. Trata-se da perda de massa óssea, o osso enfraquece e fica poroso. Quando ocorre na coluna, provoca fraturas muitas vezes imperceptíveis, que causam dor, perda da estatura e deformidade da coluna. 

Outro problema comum é a osteofitose, o popular “bico de papagaio”. O corpo, na tentativa de estabilizar a coluna, promove um crescimento ósseo nos discos intervertebrais. Nos exames de imagem, esses ossos, chamados de osteófito, lembrar o bico da ave. A dor também é o principal sintoma.

A instabilidade da coluna pode levar ou agravar as deformidades, como a cifose, famosa “corcunda”, escoliose e lordose.

 

Prevenção
Embora envelhecer seja inevitável, adotar hábitos desde cedo que podem proteger a coluna durante toda a vida. A especialista recomenda disciplinar-se, desde cedo, a manter uma postura correta, ao se sentar, andar ou mesmo carregar mochilas. 

Outra orientação é manter uma dieta saudável para evitar o sobrepeso, aliada à prática regular de atividade física. 

A prevenção da osteoporose começa na infância, com a manutenção dos níveis de cálcio e vitamina D, cuja deficiência na população em geral é muito comum.

 

Tratamento
Caso sejam diagnosticados problemas na coluna, o tratamento pode incluir medicamentos prescritos por médico especialista e a prática de Reabilitação Postural Global (RPG) ou Pilates. Estas práticas proporcionam fortalecimento dos músculos que sustentam e dão estabilidade à coluna, melhoram flexibilidade, postura e amplitude de movimento.