O primeiro mutirão de combate ao Aedes aegypti de 2025, realizado nesta quarta-feira (22) nos bairros Pompeia e José Menino, em Santos, eliminou 60 focos com larvas de mosquito. Sessenta e sete agentes de combate a endemias fizeram a vistoria em 1.539 imóveis. Os agentes retornarão no sábado (25) para visitar os locais fechados e as recusas.
A empresa Terracom atuou em parceria com a Secretaria de Saúde de Santos, disponibilizando uma equipe de agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
As larvas de mosquito foram encontradas em locais como ralos externos, vasos com plantas, pote plástico e regador.
Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde vai realizar, dentre muitas ações para combater o Aedes, mutirões em bairros estratégicos que apresentarem um número expressivo de mosquitos nas armadilhas.
BALANÇO
Os mutirões realizados no ano passado em Santos eliminaram 1.348 focos com larvas de mosquito. Foram confirmados 5.222 casos de dengue e 151 de chikungunya no Município. Em 2025, a cidade já registrou 3 casos de dengue.
VACINA
A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Deixe um comentário