Metrópole

Píer do Parque Valongo recebe novo nome

24/01/2025Da Redação
FOTO: MARCELO MARTINS

Atração turística e cartão-postal de Santos, o píer de contemplação do Parque Valongo (Centro Histórico) passou, a partir desta quinta-feira (23), a levar o nome de uma importante figura santista: Odair Hugo Papa. Falecido em 2023, o técnico naval e contador, cuja trajetória profissional foi profundamente ligada ao mar e ao Porto de Santos, recebeu a homenagem em uma cerimônia cheia de emoção, cercada por amigos e familiares, como parte da programação do aniversário da Cidade, comemorado em 26 de janeiro.

Localizado em frente ao armazém 4, o píer fixo de 168 m² é palco de fotos icônicas, especialmente durante o pôr do sol, devido à sua característica única, que remete à identidade do Parque Valongo: a letra “V”. Inaugurado em julho do ano passado, junto ao espaço público de lazer, turismo e economia criativa, o local também oferece uma vista privilegiada para o tráfego de navios pelo canal do Porto.

O píer, já muito apreciado e frequentemente registrado pelos visitantes, teve a placa descerrada com o nome de Odair Hugo Papa durante a cerimônia. A escolha não poderia ser mais simbólica: Papa era uma figura conhecida por sua simplicidade e por sua paixão pelas embarcações e pelo mar (leia mais sobre sua trajetória abaixo). A placa também contém um QR Code que redireciona ao hotsite oficial do Parque Valongo, com a história do homenageado.

Durante a solenidade, o prefeito Rogério Santos assinou o decreto 10.690, oficializando a nomeação do local. “Há cerca de 20 anos, tive o privilégio de conhecer o senhor Odair, que me apresentou o plano hidroviário para a Baixada Santista. Hoje, ao nomearmos este píer, não poderíamos deixar de lembrar dele. Ele foi fundamental na conexão entre a cidade e a região, especialmente com a ponte Edgard Perdigão, que facilita o fluxo de turistas e moradores de Santos para a área central e, futuramente, para a região continental. Esta homenagem é mais do que justa para alguém tão querido, que fez história em nossa cidade”, discursou, durante o evento.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Glaucus Farinello, ressaltou o avanço do Parque Valongo, que agora conta com o primeiro monumento batizado com um nome de grande importância para Santos. “O dia de hoje marca novas etapas para o atrativo turístico, que, com a chegada do bulevar aéreo, ganha uma significância ainda maior com essa solenidade tão especial”.

ORGULHO E EMOÇÃO

Emocionado, o ex-prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa agradeceu a iniciativa e relembrou momentos marcantes de seu pai. “Vejo não só como uma homenagem a ele, mas também a todos os profissionais que dedicam suas vidas ao mar e trabalham com paixão em suas respectivas áreas, como o senhor Odair. Uma das minhas memórias mais fortes foi quando as muretas da orla foram destruídas pela ressaca em 2020. Meu pai visitava o local todos os dias para acompanhar a recuperação e compartilhar suas experiências”, contou.

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa, neto de Odair, também expressou sua emoção. “Este é um momento muito especial para mim, especialmente por estar aqui, neste local tão significativo. Meu avô foi técnico naval e dedicou sua vida ao mar, então, estar no Parque Valongo, no coração deste marco que é o píer, torna essa homenagem ainda mais emocionante. Para nós, da família Papa, esta solenidade nos traz um imenso orgulho”.

A TRAJETÓRIA DE ODAIR HUGO PAPA

Odair Hugo Papa nasceu em São Paulo, em 1930, filho de educadores. Casado com Janete Tavares Papa, com quem teve quatro filhos, Odair desde jovem demonstrou interesse pelo esporte, integrando a equipe de vela do Clube Internacional de Regatas de Santos, onde conquistou diversas vitórias, incluindo a Regata Santos-Rio.

Ao longo de sua vida, construiu uma carreira sólida na área de construção e manutenção naval, atuando como técnico, contador e especialista, com mais de 60 anos de experiência tanto no Brasil quanto no exterior. Sua trajetória profissional começou como técnico na Empresa Paulista de Navegação e se consolidou no Estaleiro Nami Jafet, no Guarujá, onde gerenciou a manutenção de navios de carga, incluindo reformas importantes para a Petrobrás. Posteriormente, dedicou-se à construção naval pesqueira, viajando por diversos países para aprimorar suas técnicas, o que o tornou uma referência no Brasil.

Coordenou a construção de grandes embarcações pesqueiras em estaleiros de todo o país e fundou a empresa Guarujá – Mecânica e Caldeiraria, especializada em manutenção naval. Nos últimos anos de sua vida, além de atuar como consultor em manutenção naval, Papa também foi um grande defensor da implementação de um sistema de transporte hidroviário na Baixada Santista. Atuou como professor no curso técnico de Mecânica da Escola Técnica José Bonifácio e foi responsável pela manutenção das balsas e lanchas de passageiros no estaleiro da Dersa.

Odair faleceu em Santos em 2023, deixando um legado significativo para o setor naval brasileiro.