Baixada Santista

Pessoas com Autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande

08/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande começa a incluir o símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (um laço com estampa de quebra-cabeça) nos assentos preferenciais dos ônibus das linhas municipais, nesta terça-feira (7/6). Com a ação, fica sinalizado a estas pessoas o mesmo direito já garantido a idosos, gestantes e passageiros com criança de colo, com mobilidade reduzida e deficiência. A ação já está em vigor em todos os veículos das 14 linhas de ônibus da Cidade e segue normativas federais, estaduais e municipais.

Além disso, as pessoas com autismo têm o direito à gratuidade no transporte público de Praia Grande, garantido por lei. Para obter o direito, é preciso que o interessado apresente os seguintes documentos na Secretaria de Transportes :

* Laudo médico original (obtido no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Social – Cemas; ou no Centro Especializado em Reabilitação – CER; Centro de Nefrologia – Nefro-PG; ou no Serviço de Assistência Especializada – SAE; Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase – CRATH; ou no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS).
* Cópia do documento pessoal – RG e CPF;
* E cópia de um comprovante de residência em Praia Grande recente.

A entrada no pedido do direto deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na sede da Setransp (Avenida do Trabalhador, 2, Bairro Sítio do Campo – Terminal Rodoviário Tude Bastos). A confecção do cartão de identificação demora cerca de uma semana para ficar disponível e não é preciso levar foto 3×4 (a foto é tirada digitalmente na Setransp).