Política

Paulo Alexandre defende que Estado conduza licitação para agilizar obras

30/01/2025Marco Santana
Reprodução

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) defende que o edital da licitação para construção e operação do túnel entre Santos e Guarujá seja lançado pelo Governo do Estado, e não pelo governo federal. Na sua avaliação, a medida agilizaria a obra.

“Cada governo tem a sua lógica de contratação. Se o Governo do Estado for o precursor da publicação do edital, a avaliação do Tribunal de Contas do Estado se dá depois da contratação feita, essa é a lógica da legislação estadual. Já no âmbito federal, a avaliação do Tribunal de Contas da União é prévia, antes da publicação do edital. Dependendo de quem for o titular da propositura, a gente pode ganhar mais tempo. O Governo do Estado certamente será mais rápido”, afirmou, ao participar ontem (29) do “Jornal da Manhã”, na rádio Jovem Pan Santos. Comandado pelo jornalista Alex Frutuoso, o programa teve também a participação do editor de Política do Jornal da Orla, Marco Santana.

Paulo Alexandre destacou que as maiores dificuldades já foram superadas: consenso político entre os entes federativos envolvidos na obra e os recursos necessários. “Estado, União e as prefeituras de Santos e Guarujá defendem o mesmo projeto. A radicalização só é boa para quem quer curtidas nas redes sociais, mas para fazer as coisas acontecerem não é boa. É preciso ter dialogo, construir as convergências dentro das divergências”, afirmou.

O deputado, que é presidente da Frente parlamentar do Túnel Santos-Guarujá, acrescenta que tanto o Governo do Estado quanto o governo federal, por intermédio da Autoridade Portuária de Santos (APS) já reservaram recursos para o projeto, que está orçado em cerca de R$ 6 bilhões.

“A Autoridade Portuária de Santos tem hoje mais de R$ 3,5 bilhões em caixa, que é mais do que suficiente para custear a metade do governo federal. O governador Tarcísio garantiu a outra metade”.
Paulo Alexandre, que foi prefeito de Santos por dois mandatos, acrescenta que está “acostumado a lidar com lendas urbanas”. Segundo ele, é natural a população desconfiar de que o túnel realmente seja construído, “é uma obra aguardada há mais de 100 anos”.

Em defesa dos empregos

Paulo Alexandre Barbosa também afirmou estar atento às discussões do projeto do STS-10, proposta do governo federal para a instalação de um mega terminal de contêineres na área hoje ocupada pela Ecoporto, na Alemoa.
“O STS-10 é estratégico para o país, é necessário para esses recordes de movimentação que vem sendo batidos ano a ano. Somos favoráveis à ampliação da área para contêineres, mas é imprescindível para a região ter um novo terminal de passageiros”, argumenta. “Defendemos uma solução que compatibilize as atividades. Não precisa ter 100% da área para os contêineres”.

O parlamentar ressaltou a importância do terminal de passageiros para a cidade. “Temos um milhão de turistas por ano, cada um gasta em média R$ 1 mil reais, deixam R$ 1 bilhão na região. Não podemos abrir mão da geração de emprego e renda”.

O deputado alertou também para a necessidade de se garantir uma área no porto destinada às cargas de projeto. Hoje, a Ecoporto opera um terminal multipropósito que gera milhares de empregos. “São 2,5 mil famílias que dependem do terminal de cargas de projeto, do terminal multipropósito. Esse pessoal vai ficar a ver navios. Minha obrigação é lutar pelos trabalhadores, pelos interesses da cidade e isso que a gente esta fazendo”.

Confira a entrevista: