Fronteiras da Ciência

Palavras de incentivo

04/03/2022
Rawpixel.com/Freepik

No dia a dia da vida familiar, parece que nossa visão está embaçada, não nos permitindo constatar tantas ações positivas que se apresentam.

Aquele cirurgião era realmente especial. Diziam que suas mãos eram miraculosas.

Certa feita, quando um paciente veio lhe dizer da gratidão pelos resultados positivos da intervenção cirúrgica a que fora submetido, ele confessou que tudo devia a uma professora.

Explicou que, em sua juventude, fora rebelde e difícil. Vivia metido em problemas e era alvo constante de críticas de toda sorte.

Então, exatamente em um momento em que estava prestes a ser suspenso na escola, uma professora de determinada matéria, na qual ele estava longe de se dedicar, lhe disse algo que mudou o rumo da sua vida.

Acostumado a ouvir recriminações e apelos para alterar a sua conduta, as palavras dela soaram, aos seus ouvidos, como um clarim:

-Você tem mãos maravilhosas e sensíveis. Certamente, fará coisas importantes com elas.

Ele olhou para as suas mãos e ficou a pensar o que poderia fazer com elas.

-Mãos sensíveis. Mãos maravilhosas. – Dissera ela.

Como ele as poderia transformar, de forma efetiva, em maravilha e sensibilidade?

Aquele elogio o motivou a alterar o comportamento. Tanto que se manteve na escola.

Concluiu o curso e decidiu ser cirurgião.

-Nunca mais -confessou ele ao seu agradecido paciente -consegui afastar do meu pensamento aquelas frases. E, em todos os momentos difíceis, as recordo.

[com base em artigo de Margaret Cousins e na Redação do Momento Espírita]

Este não é um caso isolado de alguém que reformulou sua vida, a partir de um elogio, de um reconhecimento.

Sabemos de outros tantos, em que se incluem, inclusive, gênios da Humanidade.

Pessoas que foram motivadas à grandeza por uma observação elogiosa.

Diante disso, é de nos perguntarmos por que somos tão econômicos em elogios, em observações positivas, especialmente em nosso lar, com aqueles com os quais convivemos todos os dias?

No dia a dia da vida familiar, parece que nossa visão está embaçada, não nos permitindo constatar tantas ações positivas que se apresentam.

Mesmo com as crianças, quase sempre, temos muitas palavras de críticas, quando deveríamos lhes oferecer mais palavras de admiração.

Naturalmente, não estamos dizendo que o errado não deva ser apontado. Estamos alertando para termos olhos de ver o bom, o positivo, as virtudes que se apresentam.

Que tal começarmos uma campanha de reconhecimento e admiração aos que compartilham sua vida conosco?

Isso pode modificar uma vida.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.